HomeBebêsAmamentaçãoEspecial Aleitamento Materno: seja bem vindo, Agosto Dourado!
Agosto Dourado: mês da amamentação

Especial Aleitamento Materno: seja bem vindo, Agosto Dourado!

A partir deste ano, todos os dias de agosto serão reservados à importância do Aleitamento Materno. Com a inspiração do Outubro Rosa, que conscientiza sobre o câncer de mama, o Senado aprovou em março a criação do Agosto Dourado: 31 dias voltados para promover os benefícios da amamentação. Ações espalhadas pelo país irão tratar sobre o tema e esclarecer as dúvidas das mães do País.

Há 20 anos, o início de agosto é marcado para a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que reúne trabalhos de conscientização sobre a amamentação em todo o mundo. Mesmo assim, no Brasil, o assunto ainda gera muitas dúvidas e polêmicas em boa parte da população. Com um mês voltado ao assunto, a chance destas questões serem esclarecidas é maior.

Agosto Dourado: mês da amamentação

“Devemos apoiar a amamentação durante todo o ano, mas em agosto essas ações deverão ser intensificadas através de esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno”, explicou a especialista em aleitamento materno Sandra Abreu, da consultoria Anjos de Leite.

A consultora explica ainda que as ações envolvem também a realização de palestras e eventos sobre o tema, a divulgação em espaços públicos, além de iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada. “E tudo mais que venha a promover essas horas de ouro”, completa.

A importância do Agosto Dourado

Falar e explicar sobre amamentação é tão importante quanto tratar sobre doenças como o câncer de mama (Outubro Rosa) ou de próstata (Novembro Azul). Por isso, a criação do Agosto Dourado traz esperança aos especialistas e defensores do Aleitamento Materno exclusivo até, pelo menos, os seis meses de idade, de acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a entidade, bebês que são amamentados ficam menos doentes e são mais bem nutridos. O leite materno possui todas as substâncias necessárias para o seu desenvolvimento. Ao contrário do que muitas mamães e vovós acreditam, é um alimento completo! A amamentação promove ainda uma melhor flexibilidade na articulação das estruturas fundamentais da fala e do sistema respiratório do bebê.

 

Durante todo o mês aqui no blog, você pode acompanhar uma série de matérias especial sobre a importância do Aleitamento Materno e ainda esclarecer suas dúvidas sobre como se preparar para a amamentação.

 

Sandra Abreu é especialista em Aleitamento Materno e está a frente da consultoria Anjos de Leite. Você pode conhecer mais sobre ela ou sobre o projeto através do site, do Facebook ou Instagram.

 

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.