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Dicas para voltar ao peso após a gravidez

A gestação causa tantas mudanças em uma mulher que ficaríamos dias debatendo cada uma, os hormônios enlouquecem, o próprio conceito de vida muda, o centro da atenção já não é mais nosso próprio umbigo e passamos a nos preocupar com o pequeno ser que geramos. Mas é fato que a mudança física é a que mais incomoda! A barriga, em especial, deixa qualquer pessoa minimamente preocupada com estética assustada… para abrigar o bebê ela é capaz de crescer tanto que só acreditamos quando vemos com nossos próprios olhos! O peso também aumenta de maneira impressionante! E é nele que precisamos focar nossos esforços e de quem vamos falar neste post. Afinal de contas, o sonho de toda mulher após a gravidez é voltar ao peso ideal e ter novamente seu corpo de antes, mas vamos ser sinceras e realistas, o corpo muda muito durante a gestação, e dificilmente conseguiremos voltar ao que era antes, para isso precisamos de uma nova repaginada física e mental.

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Focar na volta ao peso anterior é muito importante, pois mudanças importantíssimas ocorreram com o corpo durante a gestação.

Voltar ao peso anterior da gestação não é tão impossível quanto as pessoas acreditam, porém é preciso muita dedicação e força de vontade. Se você conseguiu se manter nos 12kg que o médico recomendou, parabéns, vai ser muito mais fácil voltar ao peso anterior. Caso você não se encontre nesse grupo, realmente exigirá muito mais dedicação de sua parte. Mas não desanime! Lembre-se de ir devagar, pois o bebê é mais importante nesse momento, e irá exigir toda sua essência e força neste comecinho de vida. Pensando em ajudar, selecionamos algumas dicas para voltar ao peso gradualmente, com saúde e sem desespero!

Confira dicas para voltar ao peso anterior da gravidez

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Amamentar emagrece!

  • Amamentar emagrece sim! Ao amamentar, seu organismo incentiva a liberação de ocitocina, um hormônio que tem, entre outras inúmeras responsabilidades, promover as contrações uterinas, ajudando a voltar ao tamanho normal. E é durante as seis primeiras semanas após o parto que seu útero, que chegou a pesar quase um quilo, voltará a pesar suas leves 60 gramas, porém um pouco maior do que antigamente, mas não se preocupe, apenas por ultrassom será possível perceber esta mudança.
  • A produção de leite gira em torno de 850ml por dia, e isso consegue gastar aproximadamente 750kcal, o mesmo gasto de uma hora de malhação!
  • Amamentar costuma aumentar o apetite da mamãe. Isso se dá graças a necessidade do aumento de aproximadamente 300 cal no consumo diário. Mas pare para pensar, são apenas 300 calorias! Não precisa comer um boi e dar a desculpa que está amamentando! E isso nos leva a próxima dica.
  • Beba muita água! Hidratar o corpo é muito importante em qualquer fase da vida, mas durante a amamentação é ainda mais importante. É necessário ingerir, em média, três litros de água para a produção do leite.
  • Mantenha uma alimentação saudável! Comer de três em três horas é o ideal, porém, sabemos que a rotina louca de ter um bebê em casa não permite muitas regalias. Tente comer regularmente frutas, legumes, verduras, enfim, muitas fibras. Não esqueça de consumir alimentos ricos em ômega 3, como sardinha e sementes de chia. O importante ficar longe de doces e outros desejos não saudáveis.
  • Coma regularmente para não sentir fome! Iogurte, homus, nozes e sementes são ótimas opções para os lanchinhos durante o dia.
  • Não caia na tentação das besteiras! Seja forte e mande tudo que não for saudável para longe da sua casa, dê aqueles chocolates para seu sobrinho, primo ou tia que adora um docinho. Mas fique atento, você não está fazendo dieta! Qualquer restrição alimentar só irá atrapalhar o seu processo de emagrecimento e a nutrição do seu pequeno, que receberá todos os nutrientes que você come através do leite. Coma de tudo um pouco, apenas não exagere. É importante lembrar que tudo que é demais faz mal.
  • Ignore as dicas da vovó, mãe, da sogra, da tia distante e de todos que insistem em dizer que canjica e cerveja preta ajudam a dar sustância para o leite. Alimente-se bem, sem restrições, e seu leite será forte o suficiente para seu bebê crescer forte e saudável.
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    Caminhar com o bebê fortalece os laços entre mãe e filho e ajuda a desestressar. Sair,  respirar um pouco de ar puro longe da vida louca de casa fará muito bem para ambos!

  • Pratique atividades físicas leves. Procure orientação médica e você será liberada, aos poucos, para realizar alguns exercícios que se tornarão cruciais no seu processo de emagrecimento. Caminhadas diárias com o bebê ajudam não somente a emagrecer, mas a fortalecer o vínculo entre mãe e filho durante um passeio saudável para tomar sol e respirar ar fresco, longe da loucura da rotina de casa. Atividade física também ajuda a liberar o stress, o que nos leva diretamente a próxima dica!
  • Reduza o estresse! Sabemos que dormir pouco faz o organismo liberar cortisol e outros hormônios associados a ele, por isso é muito importante que você tira pequenos cochilos enquanto o pequeno dorme. Yoga e meditação também são ótimas formas de acalmar e ficar mais tranquila. Em pleno século XXI, o avanço da tecnologia está a nosso favor, e toda a informação que temos acesso pela internet pode ser usada para nosso bem-estar! Busque vídeos na internet de meditação, algumas posições simples de yoga, e até exercícios para fazer em casa.
  • Se conseguir deixar o bebê com alguém por um tempinho e o médico autorizar, tente fazer massagens relaxantes, redutoras ou drenagem linfática. São ótimas alternativas para relaxar, reduzir o inchaço e eliminar toxinas.

Com todas essas dicas você com certeza irá voltar ao peso anterior de forma saudável e sem estresse. Mas não se esqueça, tudo tem seu tempo, e dependerá da sua dedicação, do tempo que terá disponível e uma boa adaptação de toda a sua rotina. Nada acontece em um passe de mágica! Dedique-se ao seu pequeno e tire um tempinho para você, é muito importante que você esteja bem consigo mesma, não só fisicamente, como também psicologicamente, para que consiga criar seu filho da melhor forma possível e seguir uma vida saudável para acompanhar seu crescimento por muitos anos!

 

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