Drenagem linfática: 5 questões sobre essa prática na gravidez
Muito comum entre as mulheres que querem cuidar do corpo e perder medidas, a drenagem linfática também pode ser uma grande aliada para amenizar o inchaço na gravidez.
A partir de movimentos leves e realizada somente por profissionais habilitados, a drenagem linfática elimina toxinas e diminui o tão temido e incômodo inchaço.
Drenagem linfática na gravidez?! Confira as recomendações
Para deixar as mamães mais tranquilas sobre as recomendações de drenagem linfática na gestação e no pós parto, selecionamos as principais dúvidas. Confira!
1- Qualquer gestante pode fazer drenagem linfática?
Não. A drenagem linfática não é recomendada para grávidas que tenham hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa profunda ou qualquer doença relacionada ao sistema linfático. Quem não apresenta esses problemas está liberada. Em geral, a massagem é mais recomendada a partir do terceiro mês de gestação.
2 – É preciso ter o aval do obstetra?
Sim. O aval do seu obstetra é fundamental para começar as sessões de drenagem. Somente com essa autorização, o fisioterapeuta pode aplicar a massagem.
3 – O feto não corre nenhum perigo?
Não. A drenagem linfática ativa apenas os sistemas linfático e venoso. Os fisioterapeutas não mexem no bebê e nem nas regiões próxima a ele.
4 – A grávida deve ficar em que posição para que a massagem seja segura?
Há duas posições na drenagem linfática em gestantes: de barriga para cima ou deitada de lado. Essas são as mais comuns e seguras. No entanto, é sempre bom falar com a fisioterapeuta caso você não se sinta confortável em uma dessas posições.
5 – Quais os benefícios dessa massagem para a grávida e a periodicidade recomendável?
A drenagem linfática ativa as circulações venosas e linfáticas e, assim, reduz a retenção de líquido e diminui o inchaço. De quebra, a massagem também relaxa, alivia a tensão e as dores musculares. Sobre a periodicidade, o ideal é combinar isso com seu obstetra. De modo geral, o recomendável é fazer até duas sessões por semana.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais:
Corpo perfeito na gravidez: Que pressão é essa?
Ana Paula
/
E quanto a acumputura? Grávidas podem fazer? Se sim, quais os benefícios? É necessário a autorização do Obstetra?
9 de agosto de 2019