HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarDrenagem linfática: 5 questões sobre essa prática na gravidez
drenagem linfática

Drenagem linfática: 5 questões sobre essa prática na gravidez

Muito comum entre as mulheres que querem cuidar do corpo e perder medidas, a drenagem linfática também pode ser uma grande aliada para amenizar o inchaço na gravidez.

A partir de movimentos leves e realizada somente por profissionais habilitados, a drenagem linfática elimina toxinas e diminui o tão temido e incômodo inchaço.

drenagem linfática

Drenagem linfática na gravidez?! Confira as recomendações

Para deixar as mamães mais tranquilas sobre as recomendações de drenagem linfática na gestação e no pós parto, selecionamos as principais dúvidas. Confira!

1- Qualquer gestante pode fazer drenagem linfática?

Não. A drenagem linfática não é recomendada para grávidas que tenham hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa profunda ou qualquer doença relacionada ao sistema linfático. Quem não apresenta esses problemas está liberada. Em geral, a massagem é mais recomendada a partir do terceiro mês de gestação.

2 – É preciso ter o aval do obstetra?

Sim. O aval do seu obstetra é fundamental para começar as sessões de drenagem. Somente com essa autorização, o fisioterapeuta pode aplicar a massagem.

drenagem linfática

3 – O feto não corre nenhum perigo?

Não. A drenagem linfática ativa apenas os sistemas linfático e venoso. Os fisioterapeutas não mexem no bebê e nem nas regiões próxima a ele.

4 – A grávida deve ficar em que posição para que a massagem seja segura?

Há duas posições na drenagem linfática em gestantes: de barriga para cima ou deitada de lado. Essas são as mais comuns e seguras. No entanto, é sempre bom falar com a fisioterapeuta caso você não se sinta confortável em uma dessas posições.

5 – Quais os benefícios dessa massagem para a grávida e a periodicidade recomendável?

A drenagem linfática ativa as circulações venosas e linfáticas e, assim, reduz a retenção de líquido e diminui o inchaço. De quebra, a massagem também relaxa, alivia a tensão e as dores musculares. Sobre a periodicidade, o ideal é combinar isso com seu obstetra. De modo geral, o recomendável é fazer até duas sessões por semana.

drenagem linfática

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

Leia mais:

Corpo perfeito na gravidez: Que pressão é essa?

Natação na gravidez: Quais são os benefícios?

Falta de ar na gravidez é normal?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário