HomeGravidezBenefícios do parto normal para a mãe e bebê
benefícios do parto normal

Benefícios do parto normal para a mãe e bebê

O parto normal é a forma mais natural de dar à luz mas ainda causa medo e insegurança em algumas mulheres, seja por causa da possibilidade de sentir dor ou pela ansiedade de esperar o bebê dar o sinal de que deseja nascer. Outro obstáculo é a falta de informação, principalmente nas consultas do pré-natal quando a gestante não é assistida de forma correta pelo obstetra. A cesárea é opção cirúrgica para o parto, e deve ser recomendada apenas em casos de complicações reais para a mulher e para o bebê. Se você está grávida e ainda tem dúvidas, na matéria de hoje vamos falar sobre os benefícios do parto normal para a mãe e também para o bebê.

benefícios do parto normal

 

Para a mãe: benefícios do parto normal

Uma das principais vantagens do parto normal para a mãe é o pós-parto. A recuperação é mais rápida, com menos tempo de internação hospitalar. Além disso, o risco de infecção é menor em relação a cesariana, o útero volta ao seu tamanho normal mais cedo e o aleitamento materno também é favorecido, já que o leite “desce” mais rápido.

E uma boa notícia para quem deseja ter mais de um filho: o primeiro trabalho de parto é o mais longo, sendo que a média de duração é de 12 horas. A partir da segunda gravidez, este tempo pode diminuir para 6 horas, mas há relatos de mulheres que conseguem ter o bebê em bem menos tempo.

Atenção a um dado importante: de acordo com o Ministério da Saúde, o risco de morte materna de quem realiza cesárea é cerca de 3,5 vezes maior do que das mulheres que optaram por parto normal.

 

Também é melhor para o bebê

Conheça os principais benefícios do parto normal para o bebê:

  • Maior facilidade para respirar: Ao passar pelo canal vaginal, seu tórax é comprimido e isso faz com que os líquidos de dentro do pulmão sejam expelidos com mais facilidade.
  • Mais calmo e alerta: A ocitocina é um hormônio liberado pela mulher durante o processo do parto normal.  Ao entrar em contato com a ocitocina, o bebê nasce mais calmo e também alerta.
  • Mais imunidade: o contato do bebê com as bactérias e os microorganismos existentes no canal vaginal estimula o sistema imunológico do recém-nascido, fazendo com que o parto normal seja responsável por evitar doenças futuras como asma, obesidade e doenças autoimunes.

Além disso, o parto normal favorece o vínculo emocional entre mãe e o recém-nascido. As contrações e a liberação de hormônios preparam o corpo da mulher e do bebê para este reconhecimento.

benefícios do parto normal

Mas e a dor?

A dor do parto normal é relatada por muitas mulheres e não deve ser banalizada. Mas é preciso destacar que o parto pode ser realizado sem anestesia na maioria dos casos. A aplicação de anestesia local, ou mesmo a raquianestesia, aquela aplicada nas costas apenas na hora do parto, pode ser necessária quando a cortes, como a episiotomia. Se a mulher optar pela anestesia ainda no trabalho de parto será feita a peridural. Essa anestesia permite que a paciente fique sem dor, mas ainda possa manter sua movimentação para realizar as atividades propostas pela equipe e também ajudar a fazer força na hora certa.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

A importância do pai na hora do parto

Plano de Parto: o que é e por que fazer?

Confira os melhores exercícios de preparação para o parto

Ministério da Saúde lança diretrizes para parto normal

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.