HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarBenefícios do sexo na gravidez
benefícios do sexo na gravidez

Benefícios do sexo na gravidez

Você conhece os benefícios do sexo na gravidez? É importante conversar sobre o assunto, que não precisa ser tabu entre o casal e também deve ser abordado nas consultas médicas. Infelizmente muitas pessoas ainda acreditam que o sexo é perigoso nesta fase – não é difícil encontrar homens que têm medo de machucar o bebê – mas, caso não haja impedimento médico, a prática sexual deve ser incentivada durante a gestação.

Conheça 7 benefícios do sexo na gravidez!

1 – Relação sexual na gravidez ajuda a baixar a pressão arterial

Um dos principais benefícios do sexo na gravidez é a redução da pressão arterial. Durante a gestação, a mulher pode estar mais sujeita à pressão alta, especialmente no segundo e terceiro trimestre. Na relação sexual, o corpo libera o hormônio ocitocina, que reduz naturalmente a pressão e age como um calmante natural.

Consequentemente, os riscos da gestante desenvolver pré-eclâmpsia e eclâmpsia – condições extremamente perigosas para a vida de mãe e bebê – também se afastam.

▷ Sexo na gravidez: tire suas dúvidas

 

2 – Mais prazer com orgamos intensos

Durante a gestação, os níveis dos hormônios femininos – estrogênio e progesterona – aumentam bastante, o que significa um maior fluxo sanguíneo na região pélvica. Com isso, os orgasmos são muito intensos, proporcionando ainda mais prazer para o casal. Além disso, a mulher fica mais relaxada e menos ansiosa.

benefícios do sexo na gravidez

3 – Sistema imunológico mais forte

Entre os benefícios do sexo na gravidez também podemos citar a melhora do sistema imunológico da mulher, que fica naturalmente mais sensível durante a gestação. Manter uma vida sexual ativa ajuda na produção de anticorpos, que afastam doenças comuns como gripes e resfriados.

 

4 – Melhora o sono da mulher

Se o casal costuma manter relações sexuais antes de dormir, a prática pode contribuir para que a gestante tenha um sono mais tranquilo (o que é um enorme benefício nesta fase). Com a liberação de endorfina – ainda mais intensa com os orgasmos – as chances da mulher dormir profundamente são muito maiores.

 

5 – Ginástica vaginal

As relações sexuais na gravidez ajudam a preparar o assoalho pélvico para o parto. O sexo estimula os músculos da região, uma verdadeira ginástica vaginal e uterina.

▷ Como aumentar a dilatação no trabalho de parto?

 

6 – Ajuda no relacionamento do casal

Outro benefício incrível do sexo na gravidez é o estreitamento da relação, trazendo mais intimidade para o casal. Muitos homens se sentem excluídos durante esta fase, assim como há mulheres que ficam com a autoestima baixa por conta das mudanças no corpo. Com a vida sexual em alta, esses sentimentos ficam de lado.

benefícios do sexo na gravidez

 

7 – Atividade física garantida

Já falamos diversas vezes sobre os benefícios da prática de atividade física na gravidez. E o sexo pode contribuir para que a gestante se mantenha ativa. Relações sexuais frequentes ajudam no sistema cardiorrespiratório, flexibilidade e incentivam uma gestação mais saudável.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Pilates na gravidez: conheça os benefícios

Conheça os exames de pré-natal

Ensaio gestante na praia: ideias para te inspirar

Descolamento de placenta: entenda o problema

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário