Boa alimentação garante gestação saudável
Para garantir uma gestação saudável e o bom desenvolvimento do bebê, a futura mamãe precisa seguir um dieta balanceada, sem exageros e priorizando alimentos naturais e integrais. Seguindo as dicas que a nutricionais do Alô Mamãe, Clarisse Corbelini, dará ao longo da matéria, você garantirá uma gestação tranquila e saudável.
Segundo a nutricionista, a alimentação da mãe durante a gestação é primordial porque é durante a gravidez que ocorrem programações metabólicas que podem definir se, na vida adulta, o bebe terá maiores ou menores chances de desenvolver doenças metabólicas como obesidade, hipertensão, diabetes e câncer.
“A alimentação influencia diretamente na programação metabólica do bebê e suas escolhas afetarão a vida desse novo ser em curto, médio e longo prazo. Por isso, você deve ter uma alimentação mais natural, evitando alimentos industrializados, ricos em sódio, corantes, conservantes, gordura trans, açúcar em excesso e compostos tóxicos”, explica Clarisse.
Para auxiliar você a ter uma alimentação mais saudável, a nutricionista do Alô Mamãe elaborou cinco ótimas dicas de boa alimentação para garantir uma gestação tranquila e saudável para você.
5 dicas para ter uma boa alimentação e garantir uma gestação saudável:
– Alimente-se da maneira mais natural inclui a ingestão de cereais integrais, frutas e verduras orgânicas, carnes magras, peixes e ovos, gorduras boas como azeite de oliva, óleo de abacate, castanhas e oleaginosas.
– Inclua frutas e verduras na sua dieta diária, uma alimentação mais natural deve ter frutas e verduras. Dê preferência aos alimentos orgânicos, livre de agrotóxicos e pesticidas.
– Ovos caipiras são mais nutritivos e auxiliam o desenvolvimento cognitivo do seu bebê!
– Não deixe de consumir alimentos ricos em ômega 3, como sardinha, atum, sementes de abóbora, girassol e chia. O ômega 3 é uma gordura essencial para o desenvolvimento cerebral do seu bebê.
– Lembre-se do consumo de água! Invista em água pura, água aromatizada ou água de coco. A hidratação feita da forma correta auxilia a gestante a ter uma excreção adequada e a evitar quadros de constipação.