Cuidados com o cabelo na gravidez
Como cuidar do cabelo durante a gravidez é um tema recorrente nas conversas entre as grávidas, principalmente para aquelas que tinham os fios alisados antes da gestação. Mas nem tudo é proibido. Há alternativas seguras para as grávidas manterem a rotina de cuidados com o cabelo na gravidez. Confira abaixo o que pode ou não ser feito pelas gestantes.
Cabelo na gravidez: pode tingir?
Muitos médicos permitem a aplicação de tintura após as 12 semanas de gestação, mas o ideal é mostrar os componentes da fórmula escolhida para o profissional. Os produtos à base de amônia e outros metais pesados, por exemplo, não são recomendados. Uma alternativa é o xampu tonalizante, que ajuda a realçar a cor dos fios.
Se o problema forem os fios brancos, as luzes ou mechas estão liberadas. Informe sempre o cabeleireiro que você está grávida e que o couro cabeludo não deve ter contato com o produto. Mas, independente da sua escolha, peça autorização para o seu médico antes de realizar o procedimento no cabelo na gravidez.
E a escova progressiva?
A escova progressiva é proibida durante a gestação, pois contém formol e outras substâncias tóxicas que são extremamente nocivas ao feto. Para manter os fios lisos, as gestantes devem optar por hidratações constantes, escovas e chapinha.
Relaxamentos também são proibidos!
Assim como a escova progressiva, os relaxamentos devem ser evitados durante os 9 meses de gestação. Também incluem-se aqui as selagens, que mesmo parecendo que contém substâncias mais brandas, elas podem chegar à placenta.
Escova de queratina e outras técnicas de hidratação profunda
Os tratamentos à base de queratinas e proteínas não tóxicas hidratam os fios naturalmente, sem químicas, e podem ser usados no cabelo na gravidez. As hidratações ajudam a manter os fios saudáveis e sedosos, mas é importante ler o rótulo do produto e se certificar de que não há nenhuma substância perigosa, principalmente se a hidratação for realizada em salão de beleza.
Atenção ao xampu
Durante a gravidez, ler os rótulos de todos os produtos é fundamental, incluindo do xampu. Alguns contém ácidos que podem prejudicar o desenvolvimento do bebê. O xampu anticaspa, por exemplo, contém cetoconazol na fórmula e não deve ser usado por gestantes.
Cautela também após o parto
Mesmo depois que o bebê nasceu, a mulher deve ficar atenta aos produtos que utiliza no cabelo por causa da amamentação. Procedimentos como escova progressiva e relaxamentos continuam sendo proibidos, por exemplo. Consulte sempre o seu médico!
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
– Tratamentos estéticos pós-parto: esclareça suas dúvidas
– Gravidez: entenda a pregorexia