HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarCuidados com o cabelo na gravidez
cabelo na gravidez

Cuidados com o cabelo na gravidez

Como cuidar do cabelo durante a gravidez é um tema recorrente nas conversas entre as grávidas, principalmente para aquelas que tinham os fios alisados antes da gestação. Mas nem tudo é proibido. Há alternativas seguras para as grávidas manterem a rotina de cuidados com o cabelo na gravidez. Confira abaixo o que pode ou não ser feito pelas gestantes.

 

Cabelo na gravidez: pode tingir?

Muitos médicos permitem a aplicação de tintura após as 12 semanas de gestação, mas o ideal é mostrar os componentes da fórmula escolhida para o profissional. Os produtos à base de amônia e outros metais pesados, por exemplo, não são recomendados. Uma alternativa é o xampu tonalizante, que ajuda a realçar a cor dos fios.

Se o problema forem os fios brancos, as luzes ou mechas estão liberadas. Informe sempre o cabeleireiro que você está grávida e que o couro cabeludo não deve ter contato com o produto. Mas, independente da sua escolha, peça autorização para o seu médico antes de realizar o procedimento no cabelo na gravidez.

cabelo na gravidez

E a escova progressiva?

A escova progressiva é proibida durante a gestação, pois contém formol e outras substâncias tóxicas que são extremamente nocivas ao feto. Para manter os fios lisos, as gestantes devem optar por hidratações constantes, escovas e chapinha.

 

Relaxamentos também são proibidos!

Assim como a escova progressiva, os relaxamentos devem ser evitados durante os 9 meses de gestação. Também incluem-se aqui as selagens, que mesmo parecendo que contém substâncias mais brandas, elas podem chegar à placenta.

 

Escova de queratina e outras técnicas de hidratação profunda

Os tratamentos à base de queratinas e proteínas não tóxicas hidratam os fios naturalmente, sem químicas, e podem ser usados no cabelo na gravidez. As hidratações ajudam a manter os fios saudáveis e sedosos, mas é importante ler o rótulo do produto e se certificar de que não há nenhuma substância perigosa, principalmente se a hidratação for realizada em salão de beleza.

cabelo na gravidez

 

Atenção ao xampu

Durante a gravidez, ler os rótulos de todos os produtos é fundamental, incluindo do xampu. Alguns contém ácidos que podem prejudicar o desenvolvimento do bebê. O xampu anticaspa, por exemplo, contém cetoconazol na fórmula e não deve ser usado por gestantes.

 

Cautela também após o parto

Mesmo depois que o bebê nasceu, a mulher deve ficar atenta aos produtos que utiliza no cabelo por causa da amamentação. Procedimentos como escova progressiva e relaxamentos continuam sendo proibidos, por exemplo. Consulte sempre o seu médico!

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Tratamentos estéticos pós-parto: esclareça suas dúvidas

Gravidez: entenda a pregorexia

– Conheça algumas curiosidades sobre a gravidez

Como controlar a vontade de comer doces na gravidez?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.