Câimbras na gravidez: aprenda a lidar e evitar
Apesar de normais, as câimbras na gravidez são bem incômodas, doem muito e costumam aparecer por volta do segundo ou terceiro trimestre. Basicamente, elas são contrações musculares involuntárias por conta do excesso de esforço do músculo. Estima-se que 91% das mulheres sentem câimbras durante a gestação. Entenda os motivos pelos quais aparecem e aprenda alguns truques para aliviar e até evitar este incômodo.
Entenda a causa das câimbras na gravidez
Embora não tenha uma causa específica, nota-se que elas aparecem mais frequentemente quando o peso da barriga aumenta, dificultando a circulação sanguínea nos membros inferiores. Durante a gravidez, o bebê fica com a maior parte dos nutrientes ingeridos pela mãe, por isso, a ausência de sais minerais no organismo também são apontados como possíveis causas das temíveis câimbras.
Aprenda a aliviar as dores das câimbras na gravidez
Apesar de doer muito, as câimbras duram apenas alguns minutos, no máximo dez, e não fazem mal à mãe e nem ao bebê. E o melhor, podem ser facilmente aliviadas! Confira algumas dicas:
- Uma delicada massagem na área atingida ajuda a melhorar o incômodo;
- Alongar também é muito bom. Estique as pernas e puxe o pé para si. Não precisa segurar, apenas vá mexendo devagar que a dor vai melhorando aos poucos;
- Fique de pé. Só de apoiar o calcanhar no chão você já vai sentir um bom alívio;
- Caminhar devagarinho também melhora as dores;
- Apoiar uma bolsa de água quente ou tomar um banho quente são ótimas alternativas para relaxar o músculo e aliviar as câimbras.
Veja algumas dicas para evitar as câimbras
Basicamente, você pode fazer os mesmos procedimentos para aliviar as dores e incluir mais alguns truques para ajudar a evitar esse incômodo, confira:
- Alongue-se bastante antes de dormir, principalmente os pés e as panturrilhas, que são as áreas mais afetadas;
- Evite salto alto e use roupas confortáveis;
- Movimente constantemente os pés e o tornozelo para manter a circulação sanguínea, principalmente quando estiver sentada;
- Tomar um banho quente e usar meias para dormir vão ajudar a relaxar os músculos;
- Para suprir a possível falta de nutrientes, coma alimentos ricos em cálcio, magnésio e vitamina C. Não custa nada seguir os conselhos da vovó de vez em quando, não é mesmo?! Apesar de não ser comprovado, elas afirmam que comer banana evita câimbras.
- Garantir uma alimentação saudável e atividades físicas regulares pode até ser que não evitem o incômodo, mas com certeza vão fazer muito bem à sua saúde e do bebê!
Caso a dor esteja muito constante e vir seguida de vermelhidão e inchaço na área afetada, consulte seu médico para uma análise mais profunda. Somente ele poderá eliminar os riscos de trombose e alterações vasculares.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.