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câimbras na gravidez

Câimbras na gravidez: aprenda a lidar e evitar

Apesar de normais, as câimbras na gravidez são bem incômodas, doem muito e costumam aparecer por volta do segundo ou terceiro trimestre. Basicamente, elas são contrações musculares involuntárias por conta do excesso de esforço do músculo. Estima-se que 91% das mulheres sentem câimbras durante a gestação. Entenda os motivos pelos quais aparecem e aprenda alguns truques para aliviar e até evitar este incômodo.

câimbras na gravidez

 

Entenda a causa das câimbras na gravidez

Embora não tenha uma causa específica, nota-se que elas aparecem mais frequentemente quando o peso da barriga aumenta, dificultando a circulação sanguínea nos membros inferiores. Durante a gravidez, o bebê fica com a maior parte dos nutrientes ingeridos pela mãe, por isso, a ausência de sais minerais no organismo também são apontados como possíveis causas das temíveis câimbras.

 

Aprenda a aliviar as dores das câimbras na gravidez

Apesar de doer muito, as câimbras duram apenas alguns minutos, no máximo dez, e não fazem mal à mãe e nem ao bebê. E o melhor, podem ser facilmente aliviadas! Confira algumas dicas:

  • Uma delicada massagem na área atingida ajuda a melhorar o incômodo;
  • Alongar também é muito bom. Estique as pernas e puxe o pé para si. Não precisa segurar, apenas vá mexendo devagar que a dor vai melhorando aos poucos;
  • Fique de pé. Só de apoiar o calcanhar no chão você já vai sentir um bom alívio;
  • Caminhar devagarinho também melhora as dores;
  • Apoiar uma bolsa de água quente ou tomar um banho quente são ótimas alternativas para relaxar o músculo e aliviar as câimbras.

 

Veja algumas dicas para evitar as câimbras

Basicamente, você pode fazer os mesmos procedimentos para aliviar as dores e incluir mais alguns truques para ajudar a evitar esse incômodo, confira:

  • Alongue-se bastante antes de dormir, principalmente os pés e as panturrilhas, que são as áreas mais afetadas;
  • Evite salto alto e use roupas confortáveis;
  • Movimente constantemente os pés e o tornozelo para manter a circulação sanguínea, principalmente quando estiver sentada;
  • Tomar um banho quente e usar meias para dormir vão ajudar a relaxar os músculos;
  • Para suprir a possível falta de nutrientes, coma alimentos ricos em cálcio, magnésio e vitamina C. Não custa nada seguir os conselhos da vovó de vez em quando, não é mesmo?! Apesar de não ser comprovado, elas afirmam que comer banana evita câimbras.
  • Garantir uma alimentação saudável e atividades físicas regulares pode até ser que não evitem o incômodo, mas com certeza vão fazer muito bem à sua saúde e do bebê!

Caso a dor esteja muito constante e vir seguida de vermelhidão e inchaço na área afetada, consulte seu médico para uma análise mais profunda. Somente ele poderá eliminar os riscos de trombose e alterações vasculares.

 

 

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