Chás proibidos na gravidez!
Você está grávida? Então já deve estar cansada de saber que precisa tomar cuidado com tudo que consome. Além de ter algumas restrições alimentares e a medicamentos, as grávidas também devem tomar cuidados com os chás!!! Tomar um chazinho pode até parecer inofensivo, mas, dependendo do tipo, é muito perigoso. Determinados chás e ervas podem diminuir a quantidade de leite, causar intoxicação e, até mesmo, provocar um aborto ou parto prematuro.
Os efeitos de muitos chás ainda não foram comprovados cientificamente. Por isso, para não prejudicar a sua saúde e a do bebê, consulte o seu obstetra para saber exatamente quais chás estão liberados e quais estão proibidos.
Chás abortivos:
Chá de boldo, chá de arruda, cipó-mil-homens, erva-de-bicho, buchinha do norte, confrei, espirradeira, melão-de-são-caetano, erva-de-santa-maria, pinhão-de-purga ou pinhão-paraguaio, poejo e losna podem causar abortos e, por isso, devem ser evitados.
Os chás de cascara sagrada, romã, guaco, cavalinha, sene e arnica também não devem ser consumidos durante a gravidez.
Chás que devem ser evitados:
Chá de canela – deve ser evitado porque pode provocar constrição sanguÃnea e contração dos músculos do útero;
Chá de hortelã – deve ser evitado na gravidez e, principalmente, durante a amamentação, pois diminui a produção de leite;
Chá preto, verde, branco, mate e banchá – por ter muita cafeÃna e acelerar o metabolismo esses chás devem ser evitados.
Chás liberados:
O chá de camomila pode ser tomado durante a gravidez e, inclusive, serve para tratar resfriado, sinusite, má digestão, insônia e nervosismo. Tudo isso, graças à sua ação calmante, anti-inflamatória e antibacteriana. Mas, atenção: não confunda o chá de camomila com o de camomila-romana, que não deve ser consumido porque pode causar aborto ou lesões no feto.
Outros chás como o de erva-cidreira, capim-limão e erva doce também estão liberados! Inclusive, o chá de erva-doce aumenta a produção de leite materno.
De qualquer forma, não esqueça de entrar em contato com o seu obstetra para confirmar os chás que você pode e não pode ingerir.