HomeGravidezCicatriz da cesárea: esclareça as principais dúvidas
cicatriz da cesárea

Cicatriz da cesárea: esclareça as principais dúvidas

O parto normal é o que oferece mais benefícios para mãe e bebê, mas sabemos que nem sempre é possível escolher. Muitas mulheres precisam passar pelo parto cesárea, também conhecido como cesariana. Além da recuperação mais lenta e de um pós-parto mais dolorido, um dos efeitos da cirurgia é a cicatriz da cesárea.

Repouso após o parto

Após o parto cesárea, você precisará de ajuda para tomar banho e ir ao banho, já que não será possível sentar e levantar por conta do corte. O uso de cinta pós-parto irá depender da orientação do médico, mas a maioria das mulheres opta por usá-la, para amenizar a sensação estranha de sentir os “órgãos meio soltos”. Mas a peça pode aumentar o atrito com os pontos, o que também pode incomodar.

Para evitar que os pontos se soltem e que você tenha sangramentos,o que pode piorar a cicatriz da cesárea a longo prazo, o ideal é seguir a recomendação do seu médico e repousar! Aproveite a ajuda para cuidar do bebê e relaxe nessas primeiras semanas. Esse repouso é muito importante, principalmente até a retirada dos pontos (que acontece entre 7 e 15 dias após o parto e depende do método utilizado pelo médico que realizou a cirurgia).

cicatriz da cesárea

 

Como cuidar do corte?

O corte da cesárea deve ser higienizado diariamente com água e sabão, mantendo sempre o local seco após a lavagem. Não tenha medo de tocar nos pontos. Essa limpeza é muito importante para evitar infecções. Não utilize nenhum tipo de creme sobre o corte. Se você tiver tendência à formação de queloides, seu médico poderá orientá-la sobre alguns cuidados adicionais, lembrando que ele deve ser informado dessa condição antes da cirurgia.

Observe diariamente o corte. Nenhum tipo de secreção pode sair dele, muito menos sangue. Se você verificar que a pele ao redor do corte está inchada, avermelhada ou quente, e eliminando algum tipo de secreção procure seu médico. Febre e dor persistente, que só piora, também são sinais de alerta.

 

Se sentir dor, pare!

Veja a dor como o freio do corpo. Mesmo que você esteja liberada para retomar suas atividades normais algumas semanas após o parto, não abuse e pare qualquer atividade se sentir dor na cicatriz da cesárea.

 

Sol, nem pensar!

Não exponha a cicatriz da cesárea ao sol por, pelo menos, seis meses. Do contrário, ela poderá ficar com uma coloração muito escura e será difícil reverter isso no futuro.

 

Cicatrização

A cicatrização da pele após o parto cesárea ocorre entre em até 14 dias, mas de forma superficial. O processo de amadurecimento da cicatriz, ou seja, de atingir seu aspecto final e sua resistência a trações pode chegar a 18 meses.

 

O que é o queloide?

O queloide é uma cicatriz espessa, elevada e de superfície lisa. Ela se estende para os lados em relação ao corte da cirurgia, formando nódulos na cicatriz.  O tratamento para o queloide não é específico e varia de acordo com o especialista: pode-se tratar à base de compressão ou uso de corticoides (pomadas, fitas adesivas, injeção). O queloide pode aparecer meses e até anos após a cesárea. Dependendo de sua gravidade, uma nova cirurgia pode ser necessária.

 

Cuidado com o atrito

O atrito pode prejudicar qualquer cicatriz, não sendo diferente com a cesárea. Evite roupas de tecido sintético como a base de poliéster ou microfibra, e priorize peças de algodão. Em cicatrizes mais recentes de cesárea, o uso de calcinhas de algodão é o ideal. Evite as de cintura baixa.

cicatriz da cesárea

Recomenda-se o uso de calcinhas de algodão, de cintura alta, nos primeiros meses após o parto para evitar atrito com a cicatriz

 

Como a cicatriz da cesárea vai ficar a longo prazo?

Aproximadamente um ano ou dois após o parto, a cicatriz da cesárea deve ter um aspecto mais parecido com a cor da pele, ou ficar até um pouco mais clara. Ela praticamente vai sumir. Caso a sua esteja mais marcada e você deseja clareá-la, não use nenhum tipo de creme ou pomada sem orientação médica, principalmente se você estiver amamentando.

Atualmente existem modernos tratamentos – a laser, principalmente – que ajudam a amenizar marcas de cicatriz. Mas esse tipo de abordagem também exige uma avaliação médica criteriosa. Quem tem uma cicatriz de cesárea mas pretende ter outros filhos, o mais indicado é esperar para fazer qualquer procedimento depois da nova gestação.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

O papel da doula: da gestação ao pós-parto

Taxa de disponibilidade no parto: cobrança é ilegal

Conheça os tipos de anestesia para o parto

Aprenda a detectar os sinais do trabalho de parto

Benefícios do parto normal para a mãe e bebê

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Comentário
  • Olá boa noite ! Fiz cesárea já faz 8 meses e o corte da cesárea está vermelho e sai um líquido isto é desde dos 4 meses que estou indo para o ginecologista e ele fala que não é nada não sei mais o que fazer

    23 de dezembro de 2017