HomeGravidezAlimentaçãoColesterol alto na gravidez oferece riscos?
colesterol alto na gravidez

Colesterol alto na gravidez oferece riscos?

Muitas gestantes se surpreendem com o diagnóstico de colesterol alto na gravidez. A situação é comum pois a gestação aumenta em cerca de 60% os níveis do colesterol total, que começam a subir por volta das 16 semanas e alcançam seu pico no terceiro trimestre.

Apesar de ser comum, esse aumento se torna preocupante se a mulher já apresentava colesterol alto antes de engravidar. Nesses casos, o obstetra vai indicar um tratamento diferencial para evitar complicações.

colesterol alto na gravidez

Por que o colesterol aumenta na gravidez?

O colesterol alto na gravidez tem relação com as mudanças hormonais vivenciadas no período. A intensa transformação do corpo da mulher, evidenciada pelo ganho de peso e aumento da pressão, também influencia os níveis de colesterol.

Riscos do colesterol alto na gravidez

É fundamental manter os níveis de colesterol dentro do considerado “normal” para a gestação, para evitar complicações que colocam em risco a saúde da mãe e do bebê.

Uma das principais é com a relação do colesterol alto com a hipertensão, que pode causar pré-eclâmpsia. Também é preciso levar em conta os efeitos do colesterol na saúde cardiovascular do bebê, que pode ter alta no acúmulo de gordura em seus vasos sanguíneos. Com isso, a criança fica suscetível a doenças cardíacas precocemente.

Como controlar o colesterol na gravidez?

O tratamento para colesterol alto na gravidez não envolve medicamentos, mas sim uma mudança no estilo de vida da gestante. O médico vai indicar exercícios e alterações na alimentação, que são muito eficientes na redução dos níveis de colesterol.

Exercícios na gravidez ajudam a reduzir colesterol

O sedentarismo favorece o aumento do colesterol, por isso a gestante com o problema deve buscar formas seguras de atividades físicas, como caminhadas, pilates, yoga, hidroginástica, etc. É fundamental ter o aval médico para a prática de exercícios, além de acompanhamento de profissional de educação física.

colesterol alto na gravidez

Mudanças na alimentação

A alimentação da gestante com colesterol alto deve priorizar alimentos saudáveis. O ideal é que o cardápio seja acompanhado por um nutricionista ciente das condições da mulher, que deve evitar alimentos processados, industrializados, doces e gordura em geral. A preferência é para o consumo de frutas, legumes, verduras e cereais integrais.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Dieta na gravidez pode prejudicar desenvolvimento do bebê

Vitaminas na gravidez: saiba quais são as essenciais

Desejos na gravidez: mito ou verdade?

Frutas na gravidez: 5 que toda grávida deveria comer

 

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário