Cólica na gravidez é normal? Como aliviar?
Apesar de muitas mulheres associarem a cólica apenas com a menstruação, esse quadro também pode surgir durante a gravidez.
As transformações que acontecem no corpo da mulher na gestação acabam afetando alguns sistemas, como o digestivo e o urinário, causando a cólica.
É normal sentir cólica na gravidez?
As cólicas na gravidez são consideradas normais, desde que não causem incômodos graves que impeçam a grávida de realizar suas atividades diárias. Além disso, se a cólica vier acompanhada de sangramento, é necessário procurar ajuda médica imediatamente.
Algumas das causas de cólica na gravidez são:
- Alteração intestinal: Os alimentos ficam mais tempo no estômago e esta mudança também pode provocar cólicas
- Alteração da bexiga: A bexiga também distende e, na adaptação, provoca maior frequência urinária desde o início da gravidez
- Alteração do útero: O útero, onde ocorre a gestação, é um órgão extremamente musculoso. Como tal, pode contrair e passar a sensação de cólica.
Apesar de normal, toda dor sentida durante a gestação merece uma avaliação médica para que a causa seja identificada, evitando riscos e desconfortos para a gestante e o bebê.
O significado da dor em cada trimestre
O nível de intensidade da cólica não se altera em grande proporção durante toda a gravidez, mas a idade gestacional pode influenciar no motivo do surgimento desse incômodo.
Primeiro trimestre (1ª a 13ª semana): a cólica decorre da mudança inicial do corpo para se adaptar à gravidez. Há o aumento no volume de líquido no corpo, na parte muscular, no útero, etc.
Segundo trimestre (14ª a 27ª semana): a cólica pode ser ocasionada muito mais pelo peso do útero. Ele “cai” em cima do intestino, pressiona mais a bexiga e o rim. São cólicas decorrentes do aumento de volume.
Terceiro trimestre (28ª a 41ª semana): a cólica pode decorrer da movimentação fetal; do crescimento exponencial do bebê, que pode quintuplicar da metade da gravidez para frente; do aumento do líquido amniótico; do aumento volumétrico de líquido no corpo da mulher. Por isso, recomenda-se sempre a hidratação, pois ajuda muito em cada fase.
Como aliviar a cólica durante a gravidez
Uma das principais alternativas para o alívio das cólicas na gravidez é o uso de medicações indicadas pelo médico. Porém, também é possível diminuir e prevenir o incômodo através da mudança de hábitos.
A prática de exercícios e a ingestão de alimentos saudáveis podem ser responsáveis por um alívio considerável das cólicas. Alguns dos nutrientes que devem ser consumidos por gestantes são:
- Vitamina C
- Ácido Fólico
- Fósforo, potássio e magnésio
- Cálcio
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais:
Grávidas: 10 dicas para começar o dia bem
Primeiro verão do bebê: dicas de passeios e programações
Você conhece o método Spinning Babies?