HomeGravidezComo aumentar a dilatação no trabalho de parto?
aumentar a dilatação

Como aumentar a dilatação no trabalho de parto?

Você enfim chegou à última semana de gravidez e começou a sentir as contrações, mas o trabalho de parto não evolui? Algumas técnicas simples, que você pode fazer  em casa ou já no hospital, podem ajudar a aumentar a dilatação.

Mas antes de conferir nossas dicas, lembre-se: o trabalho de parto é demorado mesmo, principalmente se for a sua primeira gestação. A ansiedade não ajuda a dilatar o colo do útero. Converse com o seu médico sobre o que pode ou não ser feito no seu caso.

Nem sempre é preciso acelerar o trabalho de parto. Se a gestante e o bebê estiverem bem, não há motivo para pressa!

aumentar a dilatação

 

Mas quando é necessário aumentar a dilatação para acelerar o trabalho de parto?

Para o bebê nascer de parto normal, o colo do útero precisa dilatar 10 centímetros. Se a gestante estiver com contrações regulares por mais de quatro horas e a dilatação não tiver aumentado 2 centímetros, o médico pode achar necessária uma intervenção para acelerar o trabalho de parto.

Na maioria das vezes, a gestante é quem solicita uma forma de acelerar o processo, pois já está cansada e desconfortável. Isso acontece bastante já na maternidade. Mas há formas de ajudar o corpo a dilatar ainda em casa, quando a mulher começar a sentir os pródromos, facilitando o trabalho de parto mais pra frente.

 

Dicas para aumentar a dilatação

Selecionamos algumas dicas para aumentar a dilatação durante o trabalho de parto. São medidas que podem ser feitas ainda em casa, durante os pródromos, quando o corpo da mulher começa a dar sinais que o parto está chegando.

 

1 – Dançar

A dança é uma ótima forma de aumentar a dilatação do colo de útero. O exercício tem inspirado inclusive paródias super divertidas, com vídeos que viralizaram nas redes sociais. Selecionamos um para você conferir que dá para se divertir no trabalho de parto e ainda acelerar a dilatação:

 

2 – Agachamento

Além de aumentar a dilatação, o agachamento ajuda o bebê a “encaixar” na pelve para o parto. É uma ótima sugestão para aqueles bebês que ainda estão “altos”. Mas cuidado com o ritmo: faça o exercício de forma leve e moderada.

 

3 – Bola de Pilates

Use a bola de pilates para sentar e fazer movimentos rotatórios, como se você estivesse “rebolando”. O acessório também pode ser usada para auxiliar na dica acima (agachamentos). Apoie a bola nas costas, junto a uma parede, e agache com mais facilidade.

aumentar a dilatação

 

4 – Relações sexuais

Outro grande aliado na hora de aumentar a dilatação para o parto normal é o sexo. A atividade sexual estimula as contrações, principalmente se a mulher tiver orgasmos. A liberação natural da ocitocina – hormônio do trabalho de parto – também contribui para acelerar o trabalho de parto. Outra vantagem é a presença de prostaglandina no sêmen, que prepara o colo do útero para a dilatação, amolecendo-o.

▷ Sexo na gravidez: tire suas dúvidas

aumentar a dilatação

 

5 – Caminhar

Uma hora de caminhada por dia, nas últimas semanas de gestação, já ajuda bastante o trabalho de parto e contribui para a dilatação. O exercício também ajuda o bebê a encaixar na pelve e afinar o colo do útero.

 

6 – Subir escadas

Usando passos lentos e sempre segurando no corrimão, a gestante também pode subir e descer escadas para aumentar a dilatação. Para deixar o exercício ainda mais eficiente, suba dois degraus por vez, movimento que permite que o colo do útero se estique mais do que o normal e também dilate mais rápido.

aumentar a dilatação

 

7 – Banho quente

Essa dica é de vovó! Tomar banhos quentes colabora bastante para o trabalho de parto. Além de aliviar as dores que você já pode estar sentindo, a água quente relaxa a musculatura do corpo.

Se você puder receber massagens nas costas ou usar uma bolsa de água quente na região lombar, melhor ainda! A medida é tão eficiente que salas de parto humanizadas possuem banheiras para a gestante usar durante o trabalho de parto.

 

8 – Comida apimentada

Essa dica também é passada de geração para geração. Não há comprovação científica, mas muita gente acredita que alguns alimentos – principalmente apimentados – colaboram para o parto normal. Mesmo se não der certo, imagina a delícia que é sair para jantar em um restaurante de comida baiana na reta final da gravidez?

▷ 15 mitos e verdades da gravidez

 

9 – Acupuntura

A técnica milenar chinesa pode te ajudar a aumentar a dilatação e também a diminuir as dores no trabalho de parto. Procure um acupunturista que tenha experiência com grávidas e inicie as sessões nas últimas semanas de gestação.

 

10 – Intervenção médica

Além das medidas mais naturais que demos acima, o obstetra também pode intervir para aumentar a dilatação e acelerar o trabalho de parto. Mas são medidas invasivas e que podem gerar desconforto na gestante, como o descolamento da bolsa no colo do útero. Vale lembrar que esse tipo de medida só é indicada em casos extremos, quando há uma recomendação médica para acelerar a saída do bebê. O uso sintético da ocitocina (o famoso “soro”) também é utilizado no trabalho de parto, mas ele pode deixar as contrações mais dolorosas e até estagnar a evolução do parto.

aumentar a dilatação

 

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– Taxa de disponibilidade no parto: cobrança é ilegal

– Conheça os tipos de anestesia para o parto

– Aprenda a detectar os sinais do trabalho de parto

– Benefícios do parto normal para a mãe e bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.