Como aumentar a dilatação no trabalho de parto?
Você enfim chegou à última semana de gravidez e começou a sentir as contrações, mas o trabalho de parto não evolui? Algumas técnicas simples, que você pode fazer em casa ou já no hospital, podem ajudar a aumentar a dilatação.
Mas antes de conferir nossas dicas, lembre-se: o trabalho de parto é demorado mesmo, principalmente se for a sua primeira gestação. A ansiedade não ajuda a dilatar o colo do útero. Converse com o seu médico sobre o que pode ou não ser feito no seu caso.
Nem sempre é preciso acelerar o trabalho de parto. Se a gestante e o bebê estiverem bem, não há motivo para pressa!
Mas quando é necessário aumentar a dilatação para acelerar o trabalho de parto?
Para o bebê nascer de parto normal, o colo do útero precisa dilatar 10 centímetros. Se a gestante estiver com contrações regulares por mais de quatro horas e a dilatação não tiver aumentado 2 centímetros, o médico pode achar necessária uma intervenção para acelerar o trabalho de parto.
Na maioria das vezes, a gestante é quem solicita uma forma de acelerar o processo, pois já está cansada e desconfortável. Isso acontece bastante já na maternidade. Mas há formas de ajudar o corpo a dilatar ainda em casa, quando a mulher começar a sentir os pródromos, facilitando o trabalho de parto mais pra frente.
Dicas para aumentar a dilatação
Selecionamos algumas dicas para aumentar a dilatação durante o trabalho de parto. São medidas que podem ser feitas ainda em casa, durante os pródromos, quando o corpo da mulher começa a dar sinais que o parto está chegando.
1 – Dançar
A dança é uma ótima forma de aumentar a dilatação do colo de útero. O exercício tem inspirado inclusive paródias super divertidas, com vídeos que viralizaram nas redes sociais. Selecionamos um para você conferir que dá para se divertir no trabalho de parto e ainda acelerar a dilatação:
2 – Agachamento
Além de aumentar a dilatação, o agachamento ajuda o bebê a “encaixar” na pelve para o parto. É uma ótima sugestão para aqueles bebês que ainda estão “altos”. Mas cuidado com o ritmo: faça o exercício de forma leve e moderada.
3 – Bola de Pilates
Use a bola de pilates para sentar e fazer movimentos rotatórios, como se você estivesse “rebolando”. O acessório também pode ser usada para auxiliar na dica acima (agachamentos). Apoie a bola nas costas, junto a uma parede, e agache com mais facilidade.
4 – Relações sexuais
Outro grande aliado na hora de aumentar a dilatação para o parto normal é o sexo. A atividade sexual estimula as contrações, principalmente se a mulher tiver orgasmos. A liberação natural da ocitocina – hormônio do trabalho de parto – também contribui para acelerar o trabalho de parto. Outra vantagem é a presença de prostaglandina no sêmen, que prepara o colo do útero para a dilatação, amolecendo-o.
▷ Sexo na gravidez: tire suas dúvidas
5 – Caminhar
Uma hora de caminhada por dia, nas últimas semanas de gestação, já ajuda bastante o trabalho de parto e contribui para a dilatação. O exercício também ajuda o bebê a encaixar na pelve e afinar o colo do útero.
6 – Subir escadas
Usando passos lentos e sempre segurando no corrimão, a gestante também pode subir e descer escadas para aumentar a dilatação. Para deixar o exercício ainda mais eficiente, suba dois degraus por vez, movimento que permite que o colo do útero se estique mais do que o normal e também dilate mais rápido.
7 – Banho quente
Essa dica é de vovó! Tomar banhos quentes colabora bastante para o trabalho de parto. Além de aliviar as dores que você já pode estar sentindo, a água quente relaxa a musculatura do corpo.
Se você puder receber massagens nas costas ou usar uma bolsa de água quente na região lombar, melhor ainda! A medida é tão eficiente que salas de parto humanizadas possuem banheiras para a gestante usar durante o trabalho de parto.
8 – Comida apimentada
Essa dica também é passada de geração para geração. Não há comprovação científica, mas muita gente acredita que alguns alimentos – principalmente apimentados – colaboram para o parto normal. Mesmo se não der certo, imagina a delícia que é sair para jantar em um restaurante de comida baiana na reta final da gravidez?
▷ 15 mitos e verdades da gravidez
9 – Acupuntura
A técnica milenar chinesa pode te ajudar a aumentar a dilatação e também a diminuir as dores no trabalho de parto. Procure um acupunturista que tenha experiência com grávidas e inicie as sessões nas últimas semanas de gestação.
10 – Intervenção médica
Além das medidas mais naturais que demos acima, o obstetra também pode intervir para aumentar a dilatação e acelerar o trabalho de parto. Mas são medidas invasivas e que podem gerar desconforto na gestante, como o descolamento da bolsa no colo do útero. Vale lembrar que esse tipo de medida só é indicada em casos extremos, quando há uma recomendação médica para acelerar a saída do bebê. O uso sintético da ocitocina (o famoso “soro”) também é utilizado no trabalho de parto, mas ele pode deixar as contrações mais dolorosas e até estagnar a evolução do parto.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
– Taxa de disponibilidade no parto: cobrança é ilegal
– Conheça os tipos de anestesia para o parto