HomeComportamentoComo preparar a criança para a chegada do irmão: 5 dicas infalíveis
preparar a criança para a chegada do irmão

Como preparar a criança para a chegada do irmão: 5 dicas infalíveis

Uma das dúvidas mais frequentes dos pais é como preparar a criança para a chegada do irmão! Essa novidade faz parte de uma fase importante  na vida do filho mais velho, que pôde desfrutar dos benefícios de ser a única criança da família. 

Agora, ele está prestes a perceber que seu “reinado” terminou e que terá que compartilhar seus pais. Para facilitar o processo, você pode prepará-lo para receber o novo bebê da melhor maneira.

preparar a criança para a chegada do irmão

Confira 5 dicas preciosas para preparar a criança para a chegada do irmão:

 

1.Conversar é sempre o melhor caminho 

É importante conversar com seu filho sobre a chegada do novo irmão. Não espere até o final para contar a ele que está grávida e procure chamar a criança de “nosso bebê”, para que ele se sinta incluído na nova dinâmica familiar.

2.Tire as dúvidas 

Responda a todas as dúvidas do seu filho para que ele fique livre de medos ou preocupações. É importante que você faça com que ele se sinta amado e lembre-o de que a chegada de seu irmãozinho trará mais amor para a casa.

3.Compartilhe as emoções

Procure fazer com que o filho mais velho experimente também as emoções que você vive durante a gravidez. Peça a ele para acompanhá-la nas compras dos itens que o bebê precisará, por exemplo. Uma boa ideia é incentivar o filho mais velho a dar um presente ao bebê. Você pode criar expectativa e emoção em torno desse presente.

4.Mudanças e adaptações

Se o filho vai mudar de quarto ou deixar o berço quando o novo membro da família chegar, é melhor fazer essas alterações com certa antecedência. Desta forma, ele terá tempo para se acostumar ao seu novo quarto ou cama antes de enfrentar a chegada do irmão mais novo.

5.Divisão de tarefas

Crianças entre 2 e 4 anos podem sentir ciúme quando o bebê chega em casa. Antes disso, explique que o bebê precisará de muito cuidado e atenção e que quer contar com a ajuda dele.

preparar a criança para a chegada do irmão

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Cair durante a gravidez: quando é perigoso?!

A bolsa estourou! Saiba o que fazer até o nascimento do bebê

Espinhas na gravidez: como combater?!

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário