HomeGravidezCuidados durante o pós-parto
mulher e bebe no pos-parto

Cuidados durante o pós-parto

O pós-parto é um período delicado para a mulher. Com a chegada do bebê, muitas vezes a mamãe acaba concentrando toda a energia e atenção no novo membro da família e esquece de cuidar do próprio corpo.

Mulheres que passaram por uma cesariana, atenção: os cuidados devem ser redobrados.mulher e bebe no pos-parto

A recuperação do pós-parto leva um tempinho. Somente após a sexta semana é possível dizer que os riscos de complicação são pequenos. Mesmo que você esteja se sentindo bem, não deixe de comparecer aos retornos marcados pelo médico.

Entre os cuidados que mulher precisa ter durante pós-parto estão: boa alimentação, descanso – aproveite para cochilar quando o bebê dorme, não carregar peso, manter os curativos limpos – caso tenha passado por uma cesárea e etc. Converse direitinho com o seu médico e siga todas as recomendações dele.

Durante esse período, você saberá identificar todos os sinais do seu corpo, inclusive os negativos. Caso você fique com a temperatura corporal acima de 37,8ºC, sangramento vermelho vivo ou intenso quatro dias após o parto, dor na área abdominal inferior após os primeiros dias do parto ou sinais de infecção no local da incisão da cesárea ou da episiotomia – nos casos de parto normal, procure o seu médico!!!

O pós-parto não é nenhum bicho de sete cabeças, mas por ser um período delicado é preciso ter cuidados específicos. É importante lembrar que dar à luz a um bebê é um processo natural, não é uma doença e, por isso, o corpo está preparado para se curar rapidamente. Siga as recomendações do seu médico e não tenha surpresas desagradáveis.

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.