HomeGravidezCuidados no puerpério: tenha um pós-parto saudável
cuidados no puerpério

Cuidados no puerpério: tenha um pós-parto saudável

Enfim, o bebê nasceu! No final da gravidez, a expectativa e a ansiedade em conhecer o novo membro da família é tão grande, que muitas mulheres não se preocupam com os desafios do pós-parto. Mas é importante se informar sobre os principais cuidados no puerpério, período de intensa modificação física e emocional, para garantir o bem estar da mãe e, consequentemente, também do bebê.

Além da preparação para a amamentação e a rotina com um recém-nascido, a mulher deve ter atenção especial com as mudanças que acontecem no seu corpo e não pode descuidar da saúde.

Outra questão é o lado emocional, que pode ficar abalado com o turbilhão de mudanças e a baixa hormonal. Veja aqui as diferenças entre o baby blues e a depressão pós-parto!

cuidados no puerpério

Cuidados no puerpério: o bem estar do bebê está diretamente ligado à saúde da mãe

 

Maternidade: pós-parto com repouso e atenção ao corte

Nosso primeiro tópico vai abordar o parto. Caso a mulher tenha tido um parto normal, ela terá mais facilidade em retomar a sua rotina normal, pelo menos na parte física. Você pode andar, tomar banho, se vestir e ir ao banheiro sem ajuda. Mas em caso de episiotomia – corte feito próximo à vagina, para facilitar a saída do bebê – confira algumas recomendações:

  • Lave a cicatriz diariamente com sabonete neutro durante o banho e após ir ao banheiro
  • Mantenha a região do corte bem seca
  • Não tente tirar os pontos, eles caem sozinhos
  • Repouse nos primeiros dias e descanse com o bebê
  • Caso tenha dor intensa, consulte o médico e não passe nada no local
  • Evite relações sexuais até a liberação médica
  • Troque os absorventes com frequência (você terá um sangramento intenso, como se fosse uma menstruação, por algumas semanas)
  • Evite usar calças e calcinhas muito justas, que promovam atrito no local

Obs.: o sangramento deve diminuir em poucas semanas. Se ele durar mais de 30 dias e aumentar, apresentar mau cheiro, coágulos ou se você tiver febre, avise imediatamente o seu médico.

 

Cesariana: confira os cuidados no puerpério

As recomendações para as mulheres que tiveram um parto cesárea são parecidas, mas os cuidados com o repouso são ainda maiores, já que a cesariana é uma cirurgia.

▷ Cesariana: quando realmente ela é necessária?

  • Mantenha o repouso e evite pressionar o local do corte. Você deve ter o acompanhamento de alguém para te ajudar a levantar, sentar, tomar banho, entre outras atividades.
  • Mantenha a cicatriz limpa e seca
  • Caso tenha pontos, eles devem ser retirados por um médico ou enfermeiro de 7 a 10 dias após o parto
  • Evite o uso de calcinhas ou roupas que promovam atrito no local. Prefira peças de cintura alta
  • Após o parto cesárea, a mulher também terá um sangramento parecido com a menstruação. Troque os absorventes com frequência e comunique ao médico caso o sangramento aumente (ver mais recomendações acima)
  • Analise o corte da cesariana diariamente. Consulte o médico caso ele sangre, fique quente ou apresente alguma secreção

▷ Cicatriz da cesárea: esclareça as principais dúvidas

cuidados no puerpério

Cuidados no puerpério: em caso de cesariana, a mulher deve ter atenção especial à cicatriz que deve ser higienizada diariamente

 

Consulta pós-parto

Na primeira semana pós-parto, você deve ter uma consulta com o seu ginecologista. Ele avaliará como está a amamentação, o sangramento vaginal, examinar a cicatrização do corte e discutir sobre métodos anticoncepcionais.

Aproveite o momento para esclarecer qualquer dúvida. Lembre-se que as relações sexuais só devem ser retomadas após 40 dias (em média).

Veja aqui:

Sexo pós-parto: tire as principais dúvidas

Pílula na amamentação: tire todas as dúvidas

Dá para engravidar amamentando?

 

O que é permitido ou não na quarentena?

Além da atenção especial à saúde da mulher, com a cicatrização do corte e repouso, os cuidados no puerpério também abrangem atividades rotineiras. Confira o que você pode ou não fazer durante esta quarentena:

  • Dirigir: em caso de parto normal, a mulher pode dirigir após duas semanas de recuperação. Já na cesariana, ela deve esperar pelo menos 1 mês.
  • Sexo: proibido por, em média, 40 dias, independente do tipo de parto.
  • Atividade física: Em caso de parto normal, a mulher pode retomar à caminhadas leves após 30 dias. Corridas, após 45 dias. Natação, após 60 dias. Atividades mais intensas, como musculação, dependem da liberação médica. Já a cesariana é uma cirurgia, ou seja, a liberação para a prática de atividades físicas pode demorar mais tempo. Caminhas, por exemplo, só podem ser feitas com segurança após 2 meses. Somente o médico poderá avaliar cada caso e orientar melhor a mulher.
  • Carregar peso: proibido no primeiro mês. Após esse período, manter o cuidado e evitar pegar crianças (use uma cadeira para dar colo ao filho mais velho). Tenha atenção especial à postura e sempre agache com as costas eretas, dobrando as pernas, para pegar sacolas e outros objetos no chão.
  • Subir escadas: não existe contra-indicação se a mulher não apresentar dor.
  • Cuidar da casa (lavar louças, roupas, limpeza, etc): caso a atividade não exija carregar peso, levantar e arrastar móveis, pode ser realizada se a mulher se sentir disposta.
  • Depilação: não existe contra-indicação, mas evite a região da cesárea até a sua completa cicatrização.
  • Outros tratamentos de beleza, com cabelos e estética: há algumas recomendações especiais em caso de amamentação. Veja aqui nossa matéria sobre o assunto!
cuidados no puerpério

Cuidados no puerpério: a nova mamãe deve aproveitar o pós-parto para repousar e aproveitar ao máximo o bebê

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– Taxa de disponibilidade no parto: cobrança é ilegal

– Conheça os tipos de anestesia para o parto

– Aprenda a detectar os sinais do trabalho de parto

– Benefícios do parto normal para a mãe e bebê

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário