HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarConheça algumas curiosidades sobre a gravidez
curiosidades sobre a gravidez

Conheça algumas curiosidades sobre a gravidez

A gravidez é algo tão corriqueiro que, muitas vezes, esquecemos toda a complexidade do processo que é gerar uma vida. Afinal, sempre conhecemos alguma mulher que está grávida e não pensamos nas transformações incríveis que o corpo dela passou (e está passando). Mas a verdade é que vários fatos surpreendentes acontecem durante a gestação humana e selecionamos algumas destas curiosidades sobre a gravidez para contar para vocês!

Curiosidades sobre a gravidez: fatos incríveis!

1 – A fertilização é uma corrida de 1 contra 100 milhões

Sabemos que não é uma novidade, mas não deixa de ser incrível. Você já parou para pensar que um homem libera cerca de 100 milhões de espermatozoides a cada ejaculação? Em alguns homens especialmente férteis, esse número pode chegar a centenas de milhões. Mas são poucos que conhecem realmente chegar ao óvulo da mulher. E a natureza é tão sábia, que o óvulo permite que apenas um entre, como você deve lembrar das aulas de biologia. Exceto, é claro, no caso das gestações de gêmeos fraternos, quando dois sortudos ganham a corrida!

curiosidades sobre a gravidez

Curiosidades sobre a gravidez: a incrível corrida dos espermatozoides para o óvulo

 

2 – A maioria das mulheres não fica grávida por 9 meses

Essa você começa a entender só mesmo depois de engravidar. Antes disso, você provavelmente acreditava que uma gravidez dura 9 meses e pronto. Mas a verdade é que nove meses funcionam mais como uma estimativa, mas se a informação for levada ao pé da letra você pode encontrar mulheres que ficaram grávidas por quase 10 meses. O certo é calcular a gestação por semanas, sendo que a previsão é que o bebê esteja pronto para nascer com 40 semanas. Mas há casos de bebês que só nasceram com 42 semanas.

3 – O coração do bebê começa a bombear sangue com seis semanas

Na oitava semana, o coração de um bebê bate regularmente cerca de 160 vezes por minuto. O bombeamento pode ser ouvido inclusive no exame de ultrassonografia, mas antes disso é normal não haver batimentos.

4 – Os bebês podem ouvir dentro a partir da 16ª semana de gravidez

As estruturas auditivas necessárias para os bebês ouvirem sons externos são formados a partir da 16ª semana. A partir daí, os batimentos cardíacos da mãe e tudo o que ela faz, como comer, respirar, andar, falar, se exercitar, assim como seus movimentos digestivos podem ser facilmente ouvidos pelo bebê. Assim também como os barulhos naturais do útero, bem barulhentos por sinal. É por isso que os bebês se acalmam após o nascimento com a voz da mãe e chiados: são basicamente esses sons que ele conhece bem.

5 – Ruídos altos podem danificar a audição do feto

O ruído alto consistente (como o produzido por maquinaria pesada) pode prejudicar a audição da gestante e também do bebê no útero. Especialistas afirmam que as mamães devem evitar ruídos muito altos, que excedam 115 dBA.

6 – Os bebês abrem os olhos dentro do útero e podem ver a luz do lado de fora

Os olhos do bebê só estarão totalmente formados por volta da 20ª semana, mas poderão se abrir somente por volta da 26ª semana. Apesar da visão bastante obscura, eles podem ver fontes brilhantes de luz como o sol ou uma lanterna apontada para a barriga da mãe. É importante que a gestante estimule esse fenômeno, saindo em dias ensolarados, até para reduzir o risco de alguns distúrbios oculares.

7 – Os bebês bebem e nadam em seu próprio xixi por cerca de 25 semanas

Os bebês começam a fazer xixi dentro do saco amniótico em torno da 8ª semana, mas a produção de urina aumenta consideravelmente entre as 13ª e 16ª semana, quando o desenvolvimento dos rins está praticamente completo. A partir da 20ª semana, o líquido amniótico é composto basicamente pela urina do bebê.

curiosidades sobre a gravidez

Curiosidades sobre a gravidez: bebês bebem e nadam em sua própria urina

 

8 – Os bebês sentem o gosto da comida que a mãe come no útero

As papilas gustativas iniciam o seu desenvolvimento em torno da 11ª semana, junto com a habilidade de abrir a boca. A partir deste estágio, os bebês sentem o gosto de tudo que a mamãe come, embora essa sensação seja mais forte na 28ª  semana. E isso vai afetar o bebê no futuro, conforme falamos no próximo tópico.

9 – A dieta da mãe afeta as preferências alimentares futuras de um bebê

Você prefere alimentos doces ou salgados? Gosta ou tem aversão ao azedo? Tudo isso pode ter relação com a alimentação da sua mãe durante a gravidez. Estudos já mostram que a dieta da mulher na gestação pode determinar as preferências alimentares da criança, influenciando até a sua vida adulta. Vale lembrar que a amamentação também influencia esse processo, já que o leite tende a mudar de gosto de acordo com que a mãe come.

curiosidades sobre a gravidez

Curiosidades sobre a gravidez: a dieta da mãe influencia nas preferências alimentares dos filhos

 

10 – A maioria dos bebês segura seu cocô até o nascimento

Chamado de Mecônio, as primeiras fezes do bebê são feitas de toda a pele, cabelos, bile, proteínas, glóbulos brancos e outras coisas que flutuam no líquido amniótico. O mecônio começa a se formar assim que o bebê abre a boca e começa a engolir o líquido amniótico, em torno da 11ª semana, mas a produção de mecônio realmente aumenta após a 20ª semana. Cerca de 13% dos bebês fazem cocô no útero, mas a maioria segura até o nascimento.

11 – Eventos emocionais traumáticos para a mãe podem afetar profundamente os bebês em desenvolvimento

Uma das curiosidades sobre a gravidez mais surpreendentes! Especialistas descobriram que filhos nascidos de pais com transtorno de estresse pós-traumático (PTSD), por exemplo, são mais propensos a desenvolver PTSD em suas próprias vidas – apesar de não estarem expostos a eventos mais traumáticos do que outros. A mãe que perde um membro da família durante uma gravidez também aumenta a probabilidade de um parto prematuro em até 23%. Mas ainda não há pesquisas que expliquem essas condições.

12 –  Os bebês choram no útero

Pesquisadores descobriram essa informação sem querer, enquanto estudavam mães que usavam cigarros ou cocaína. Depois de tocar um som nas barrigas das mães grávidas, as ultrassonografias mostraram os bebês assustados, abrindo a boca e ofegantes.

 

Fonte: HypeSciense

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Dicas de títulos do Netflix para grávidas

Como controlar a vontade de comer doces na gravidez?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.