HomeGravidezExamesQuando dá para descobrir o sexo do bebê?
sexo do bebê

Quando dá para descobrir o sexo do bebê?

Depois da confirmação da gravidez, uns dos momentos mais aguardados pelos futuros papais é o exame que irá descobrir o sexo do bebê. E se você está grávida e ainda não sabe se é menino ou menina, com certeza já pesquisou ou perguntou para o médico quando dá para descobrir o sexo do bebê. Na matéria de hoje, vamos responder essa pergunta e falar sobre os exames utilizados para confirmar o sexo do bebê.

sexo do bebê

 

É menino ou menina? Com quantas semanas posso saber o sexo do bebê?

8 semanas – Sexagem fetal

O exame de sexagem fetal detecta a presença de células com o cromossomo Y (masculino) no sangue da mãe. Sua taxa de acerto é de 99%! Mas não é coberto pelo plano de saúde, então você terá que arcar com os custos do teste (que não é barato). Controlar a ansiedade também faz parte do processo: o resultado demora cerca de 5 dias úteis. Importante: no caso de gestações de gêmeos ou mais bebês, o teste só consegue responder se há ou não meninos, mas não consegue confirmar quantos.

10 semanas – Exame de urina de farmácia

Um simples teste de urina, feito em casa, promete confirmar o sexo do bebê com apenas 10 semanas de gestação. É uma tecnologia recente no Brasil e tem eficácia de 90%, segundo o fabricante. O resultado não é confiável se a mulher estiver usando hormônios como a progesterona e a eficácia também cai quando se trata de gêmeos. Outra desvantagem é o acesso: não é fácil encontrar o produto em qualquer farmácia.

10 semanas – Exames genéticos invasivos

A partir da 10ª semana, a gestante também pode realizar exames genéticos, que são invasivos e só recomendados quando o médico suspeita de algum problema com o bebê: a biópsia do vilo corial (entre a 10ª e 12ª semana) e a amniocentese (entre a 15ª e 18ª). Como esses testes analisam o material genético do bebê, eles também confirmam o sexo da criança mas não é indicado fazer esses exames invasivos a não ser em caso de extrema necessidade. Só o médico poderá indicar!

 

Ultrassonografia

13 semanas

A primeira ultrassonografia em que o médico pode tentar ver qual o sexo do bebê é a realizada após a 13ª semana. Dependendo da qualidade do aparelho e da posição do bebê, já é possível ver se é menino ou menina. Mas, nesta época, há uma chance de erro de 20%.

16 semanas

A partir da 16ª semana, as chances de erro caem, mas ainda dependem da posição do bebê e da experiência do médico que realizar o exame.

sexo do bebê

A ultrassonografia é a forma mais conhecida de descobrir o sexo do bebê, além de ser a mais barata. Os planos de saúde cobrem o procedimento e o resultado sai na hora! O único porém é que é necessário contar com uma ajudinha do bebê. Alguns não ficam na posição ideal e adiam a tão esperada descoberta. Na ultrassonografia morfológica do segundo trimestre, feita por volta da 20ª semana, os órgãos genitais já estão bem formados e a confirmação consegue ser mais exata.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

O que é amniocentese e como é feita

Aprenda a turbinar o cérebro do bebê ainda na barriga!

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.