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Desejos na gravidez: mito ou verdade?

Você nunca gostou de ovo e acordou com uma súbita de comê-lo com chocolate? Ou melhor: o jiló recheado com ricota e carne moída parece incrivelmente irresistível agora que você está grávida? Os desejos na gravidez surpreendem e não são frescura! A maioria das mulheres sentem vontades, até então estranhas ao seu paladar, durante a gestação.

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E nem sempre precisa ser um combinação estranha. A simples vontade de comer alimentos que você não gostava, queimados, crus ou até que eram “proibidos” no seu cardápio – como é o caso de gestantes vegetarianas que querem comer carne – pode ser classificada como um dos desejos na gravidez. A explicação está nos hormônios, além do lado emocional, que também desperta apetite por sabores mais exóticos.

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Quando começam os desejos na gravidez?

Eles podem surgir em qualquer fase da gravidez, de uma hora pra outra. E também podem não acontecer. Se você é uma daquelas gestantes que não sentiu nenhuma vontade estranha, tudo bem. Não há nada de errado nisso!

O que significam?

Alguns especialistas (apesar de não ser um consenso unânime e não há pesquisas que comprovem) acreditam que os desejos na gravidez são um sinal do próprio corpo, avisando sobre uma carência nutricional. Veja o que pode estar por trás da vontade súbita por:

  • Gelo, bituca de cigarro, terra ou tijolo: sim, algumas gestantes podem sentir vontade de comer objetos não-comestíveis. Esse desejo estaria ligado à carência de ferro.
  • Doces em geral: pode estar relacionado à hipoglicemia, um desequilíbrio no metabolismo de carboidratos.
  • Frutas exóticas: pode significar falta de vitaminas.
  • Chocolate: falta de magnésio.
  • Carne (inclusive, crua): necessidade por proteínas.

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Dá para evitar os desejos na gravidez?

Se a gestante não colocar sua saúde em risco – como ceder à vontade de comer objetos como tijolo (não faça isso!) – as combinações estranhas não farão mal ao bebê. Mas se você quiser controlar melhor as vontades, a orientação dos especialistas é manter uma dieta equilibrada, que supra suas necessidades nutricionais.

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Lembre-se também de manter hábitos saudáveis, como beber pelo menos 2 litros de água por dia e não pular refeições. Também evite ficar muito tempo sem comer. Praticar regularmente uma atividade física também ajuda a conter os desejos na gravidez, principalmente se estiverem ligados ao emocional.

E, se o seu médico indicou a ingestão de suplementos, siga corretamente suas orientações e mantenha o pré-natal em dia!

 

 

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