HomeGravidezAté quando pode dirigir grávida? Confira dicas e garanta a segurança!
dirigir grávida

Até quando pode dirigir grávida? Confira dicas e garanta a segurança!

Todo cuidado é pouco durante a gravidez, não é mesmo? Sempre que pensamos neste assunto, uma dúvida parece ser bem comum, afinal, até quando a gestante pode dirigir? Algumas pessoas acreditam que existe uma lei determinando um período específico da gravidez em que a mulher precisa parar de dirigir. Esta confusão é muito comum aos motoristas mais antigos, pois o antigo Código de Trânsito Brasileiro, que permaneceu em vigor até 1997, realmente exigia que grávidas só poderiam permanecer ao volante até os cinco meses de gestação. Hoje, segundo a legislação, não existe mais essa obrigação. Vale lembrar que estamos carregando um bem muito precioso, por isso, alguns cuidados são necessários. Nossa matéria de hoje vai falar tudo sobre dirigir grávida com as melhores dicas.

dirigir grávida

 

Confira as dicas para dirigir grávida e minimizar os riscos

Bom, já sabemos que as nossas leis permitem que as grávidas dirijam tranquilamente até o dia do parto, porém, as recomendações médicas são de que a mulher pode permanecer ao volante somente até o oitavo mês. Isso se dá por conta dos reflexos e da concentração estarem mais lentos que o normal, sem contar que os acidentes, neste período, são muito mais perigosos, podendo causar descolamento da placenta ou até indução ao parto prematuro.

E o cinto de segurança? Que ele é obrigatório, já sabemos! Porém, perceba que o ideal é sempre usar o cinto de três pontos, e nunca colocar a cinta por cima do abdômen, posicione sempre abaixo dele!

O banco também precisa ser modificado! Desde que seus pés alcancem tranquilamente os pedais, você deve posicionar o banco bem para trás, pois assim, estará evitando um choque muito brusco com o volante.

Dirigir grávida no comecinho também pode ser um risco, pois os três primeiros meses são críticos em relação ao aumento do mal-estar, das náuseas, dos enjoos e até do sono excessivo que podem atrapalhar a direção. Por isso, sempre coma antes de dirigir, mas não exagere, assim você evita o cansaço.

Se você realmente precisar estar ao volante durante toda a gestação, procure realizar algumas atividades físicas para fortalecer a musculatura, como hidroginástica, pilates e até musculação, sempre com autorização médica e supervisão de um profissional apto.

Para viagens muito longas e trânsito intenso, lembre-se de parar a cada duas horas para estivar as pernas e dar uma pequena caminhada. Como o risco de trombose na gravidez aumenta bastante, ficar sentada por muito tempo pode ser um risco à sua saúde.

Mesmo que você não sinta nenhum incômodo que atrapalhe a direção, lembre-se que o stress e a irritação gerada pelo trânsito podem afetar tanto a gestante, quanto o bebê, por conta do aumento do ritmo cardíaco.

Carregue consigo, em local de fácil acesso, seus contatos mais importantes, como familiares, marido, obstetra, e até da maternidade, assim, em caso de emergência, como contrações inesperadas, você poderá pedir ajuda por telefone, estacionar o carro e pegar um táxi para o hospital.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– Enjoos da gravidez: dez dicas para amenizar sem remédios

Alimentação durante a gravidez

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.