HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarDor na Virilha na Gravidez: O que pode ser?
dor na virilha na gravidez

Dor na Virilha na Gravidez: O que pode ser?

A gravidez tem suas dores e delícias! Inclusive, uma das queixas mais comuns é a dor na virilha na gravidez. Esse incômodo geralmente surge a partir do terceiro mês, podendo persistir até o parto, e normalmente não apresenta nenhum tipo de risco à saúde do bebê, a menos que venha acompanhado de outros sintomas – falaremos disso mais na frente.

Não é nenhum segredo que os hormônios são os grandes responsáveis pelas mudanças e dores da mulher grávida. A dor na virilha não é diferente. A relaxina, hormônio produzido pelo corpo lúteo e placenta, ajuda o corpo a ser mais elástico e mais móvel para acomodar o bebezinho e, claro, permitir o nascimento.  

dor na virilha na gravidez

Tal hormônio é o que prepara o caminho do trabalho de parto, mais específico na estrutura da sínfise púbica, que ajuda a relaxar os ligamentos e articulações na área pélvica, para que a pélvis da gestante se expanda durante o parto. É uma mudança com objetivo lindo, mas bem dolorida! A dor na virilha na gravidez pode afetar coisas simples da rotina, como caminhar. 

A dor na virilha na gravidez tende a aumentar?

Provavelmente! Conforme o bebê cresce, ganha peso e chega mais próxima a data de nascimento, o peso e a tensão que afeta os músculos do assoalho pélvico (púbis e vagina) aumenta! 

Pouco antes do parto, quando o bebê toma a posição apropriada, descendo em direção ao canal do parto, a dor na virilha na gravidez se intensifica. Afinal, ele não apenas pressiona contra os ossos pélvicos, mas também e os nervos localizados na área do útero.

A dor na virilha na gravidez pode vir acompanhada a uma leve dor abdominal parecida à que a mulher experimenta no período menstrual. 

Dor na virilha + outros sintomas

São casos mais raros, mas a dor na virilha é preocupante quando é súbita, aguda e acompanhada por sangramento. Pode ser um sinal de descolamento da placenta, encurtamento do colo do útero e até parto prematura. Por isso, ter um acompanhamento médico no pré-natal é tão importante. O médico poderá te explicar e acalmar em situações como essa. 

dor na virilha na gravidez

Como tratar?

Como é um desconforto normal da gestação, não há soluções mágicas que façam a dor na virilha desaparecer. No entanto, existem maneira simples e caseiras para diminuir, como:

  • Manter uma postura corporal adequada
  • Não usar sapatos de salto alto
  • Não carregar ou levantar objetos pesados
  • Não ficar parada por um longo tempo. No local de trabalho, por exemplo, é importante levantar e caminhar um pouco
  • Não cruzar as pernas quando estiver sentada
  • Dormir numa posição confortável. Essa é uma das soluções mais difíceis, mas prefira dormir de lado, com as pernas apoiadas, um pouco mais altas que o tronco
  • Ter uma dieta rica em minerais (cálcio e magnésio)
  • Consultar um fisioterapeuta e fazer exercícios

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

Leia mais:

Nidação: o que é, quanto tempo dura e quais são os sintomas

Epidural natural: gene pode impedir a dor durante o parto

Seios na gravidez: principais mudanças e cuidados

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário