HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarComo evitar as dores mais comuns na gravidez? Selecionamos as melhores dicas!
dores

Como evitar as dores mais comuns na gravidez? Selecionamos as melhores dicas!

Junto com todas as mudanças no corpo da mulher, vem as dores, tão normais durante todas as fases da gestação! Além de ser comum neste período, as dores podem piorar por conta do estilo de vida atual das mamães, com jornadas duplas ou triplas.

O importante é que a maior parte dessas dores pode ser minimizada ou mesmo evitada com os cuidados certos. Selecionamos as melhores dicas para ajudar as mamães a se cuidarem e curtir o barrigão!

dores

Como minimizar as dores da gravidez?! Confira 8 dicas:

1. Dor nas mamas

Não é só durante a amamentação que as mamas crescem. No primeiro trimestre é comum que as mamas fiquem mais doloridas, até mesmo com a liberação maior do hormônio prolactina. O peso também é um fator importante para essa dor, o aumento do tamanho e densidade causam maiores desconfortos. Uma boa forma de amenizar isso no terceiro trimestre é usando um sutiã adequado, com melhor sustentação e alças e laterais mais largas.

2.Dor lombar

A dor nas costas é um incômodo comum, tanto que atinge cerca de 80% das gestantes. Isso é causado pela sobrecarga de peso que a gravidez exige e que gera uma mudança da postura da grávida. Uma das melhores formas de prevenir o problema é ganhando a quantidade de peso recomendada pelo médico. Técnicas como RPG, massagens localizadas, compressas de água morna e acupuntura costumam dar bons resultados.

dores

3.Dor na pélvis

O peso que a mulher ganha na gravidez nem sempre é apenas do bebê: “Ao final da gestação vamos ter um ganho de 5 a 7 kg nessa região. Quem sofre também com isso é a pélvis, mais especificamente a sínfise púbica, que só relaxará perto do parto, quando essa estrutura fica mais maleável para a passagem do bebê.

4.Dor de cabeça

Ao mudar toda sua postura, a coluna cervical, região do pescoço, acaba sendo prejudicada também. Isso causa dores não só na nuca, como também na cabeça. Se as dores não passarem com conversas com o médicos e técnicas de relaxamento, analgésicos podem ser indicados pelo médico.

5.Cólicas

Cólica é algo que associamos à menstruação, mas ela pode muito bem aparecer na gestação, principalmente no começo. Esse tipo de dor normalmente passa tomando um banho quente, indo ao banheiro ou usando um analgésico.  Porém, se ela persistir, procure seu médico.

dores

6. Dor nas articulações

Muitas gestantes podem apresentar um certo inchaço nas articulações por reterem mais líquidos, o que causa dores nesses locais. Para minimizar esses problemas todos, o ideal é que a mulher faça exercícios físicos e tenha uma dieta com pouco sal, principalmente no fim da gestação. 

7.Dor nas pernas

Mais uma vez o peso é o vilão aqui. A gestante, ao equilibrar seu corpo, muda também a postura das pernas, que ficam bem mais arqueadas. Isso faz com que elas fiquem mais doloridas. Nesses casos, o ideal é repousar com as pernas elevadas em 30 graus de 5 a 10 minutos no final da manhã e no final da tarde.

8.Câimbra

Essa mudança na postura das pernas sobrecarrega os músculos, o que também pode causar câimbras, principalmente à noite. Nesses casos, uma alimentação variada composta por frutas e vegetais ajuda a reduzir o problema. Alongamentos antes de dormir também são uma solução.

dores

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Meditação: 4 ótimos motivos para meditar durante a gravidez

Conheça os significados dos sonhos mais frequentes na gravidez

10 imagens de bebês antes e depois do ultrassom 3D

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário