HomeGravidezEfeitos colaterais da anestesia pós-parto: Conheça as possíveis reações
efeitos colaterais da anestesia pós-parto

Efeitos colaterais da anestesia pós-parto: Conheça as possíveis reações

Você sente receio dos efeitos colaterais da anestesia pós-parto? Pois, você não é a única! Esse medo atinge muitas mulheres que pesquisam sobre as possíveis reações à epidural e raquianestesia, medicações utilizadas no parto normal e cesariana, respectivamente.

Reações à anestesia não são frequentes

Mas, fique tranquila! Com o avanço da medicina, as anestesias estão cada vez mais eficientes e seguras, minimizando as chances de reação. E, mesmo quando acontecem, os efeitos colaterais da anestesia pós-parto são menos intensas atualmente.

efeitos colaterais da anestesia pós-parto

Quais são os efeitos colaterais da anestesia pós-parto?

Dor de cabeça

Um dos efeitos colaterais da anestesia pós-parto mais comum é a dor de cabeça após a raquidiana. Mas é preciso esclarecer que não é a medicação em si que causa a cefaleia, mas sim a espessura da agulha utilizada na coluna da gestante.

A boa notícia é que as agulhas estão cada vez mais finas, tanto que os médicos nem tratam mais a dor de cabeça pós-parto como um efeito colateral, mas apenas um sintoma passageiro do período. Com o analgésico receitado em função da cirurgia, repouso e hidratação, logo a dor passa.

Tontura

Algumas horas após o parto, a mulher deve se levantar para tomar banho. Nesse momento é natural apresentar um pouco de tontura, por isso o apoio de uma enfermeira é fundamental. Essa reação pode ser leve em algumas mulheres e bastante intensas em outras, que podem não conseguir ficar em pé.

Mulheres com mais de 35 anos e com histórico de labirintite são mais suscetíveis a esse efeito colateral, mais comum também após uma cesariana.

efeitos colaterais da anestesia pós-parto

Tremedeira

A tremedeira também é um sintoma apontado como um dos efeitos colaterais da anestesia pós-parto. Essa reação acontece tanto após a aplicação da raquianestesia quanto da peridural.

O tremor não tem relação com o frio, mas por causa da ação do anestésico no sistema nervoso. A medicação provoca pequenos espasmos por um curto período após a aplicação.

Coceira

Já a coceira que muitas mulheres sentem após o parto pode ter sua causa na associação da anestesia à morfina. Esse sintoma incômodo, que pode atingir o corpo inteiro, passa algumas horas após o efeito do medicamento.

efeitos colaterais da anestesia pós-parto

Inchaço

A retenção de líquidos é um sintoma comum após a aplicação da anestesia e pode causar inchaço na mulher. Tanto os membros inferiores, quanto mãos, barriga e rosto podem sofrer com os edemas.

Até mulheres que não tiveram inchaço durante a gravidez podem apresentá-lo no pós-parto. O efeito colateral deve passar alguns dias após o nascimento do bebê.

Náuseas

As náuseas podem acontecer associadas à tontura e queda de pressão, imediatamente após a aplicação da anestesia. É importante avisar ao médico, para que ele possa conter o efeito com outro medicamento apropriado.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Hypnobirthing propõe parto com menos dor e mais tranquilidade

Quais são as fases do trabalho de parto?

Menstruação pós-parto: Quando volta ao normal?

5 coisas que mulher sente antes do trabalho de parto

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário