HomeGravidezÉ possível engravidar menstruada?
engravidar menstruada

É possível engravidar menstruada?

Como dizia um professor do colégio, a menstruação é o corpo que chora a não chegada do bebê. Mas, você sabia que é possível engravidar menstruada? É verdade! Apesar de ser um fenômeno raro, é possível sim! Nosso post de hoje vai explicar os motivos que permitem você engravidar durante a menstruação.

engravidar menstruada

 

Entenda por que é possível engravidar menstruada

Primeiro, para que a fecundação do óvulo seja possível durante a menstruação, é necessário que o seu ciclo menstrual seja bem curtinho ou sua menstruação bem longa!

Antes, precisamos entender como funciona a ovulação em si! Em um ciclo normal de 28 dias, um óvulo amadurece entre o 9º e o 21º dia. Então, ele deverá ser liberado pelo ovário, para rapidamente chegar na tuba uterina mais próxima e ali aguardar o espermatozoide.

Agora vamos seguir uma linha de pensamento bem simples: o óvulo dura cerca de 24 horas nas trompas depois de liberado pelo ovário, para então desmanchar junto das paredes do útero. O espermatozoide pode viver por até 5 dias dentro da mulher, em busca do óvulo.

Pensando nisso, se você tiver relações de três a quatro dias antes da ovulação, o espermatozoide já estará no local certo, apenas aguardando a chegada do óvulo para, então, ocorrer a fecundação.

Depois de compreender tudo isso, vamos pensar em um ciclo mais curto, 22 dias. Neste caso, se a sua menstruação for no dia 1º, sua ovulação será por volta do dia 11. Se você tiver relações no dia 7, os espermatozoides sobreviverão tranquilamente até o dia da ovulação. Sendo assim, teoricamente, é possível pensar que você “engravidou menstruada”!

Também existem casos em que ocorrem pequenos sangramentos no período fértil, facilmente confundidos com a menstruação em si. Neste caso, é muito importante que você procure seu ginecologista para descobrir os motivos deste sangramento.

De qualquer forma, precisamos lembrar que nada funciona realmente como um reloginho, e a ovulação pode ocorrer um pouco antes ou depois, facilitando estes episódios diferenciados! E não esqueça, consulte sempre o seu ginecologista em casos de suspeita de gravidez e sangramentos fora de época.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Você sabe calcular o período fértil?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário


*