HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarEnjoos da gravidez: dez dicas para amenizar sem remédios
enjoos da gravidez

Enjoos da gravidez: dez dicas para amenizar sem remédios

Os enjoos da gravidez são o principal desconforto relatado pelas futuras mamães no primeiro trimestre. Em alguns casos, a rotina alimentar da gestante é prejudicada e muitas pensam em recorrer a medicamentos.

Mas é preciso cautela. Pesquisas associam o uso de remédios contra azia e enjoos no primeiro trimestre da gravidez a diversos problemas nas crianças, como asma e outras alergias. Por isso, o ideal é buscar formas de amenizar os enjoos da gravidez de forma natural.

Listamos dez sugestões para ajudá-la no desconforto das azias e enjoos. Confira:

enjoos da gravidez

Existem formas naturais de amenizar os enjoos da gravidez

10 formas de amenizar os enjoos da gravidez sem remédios

Infelizmente o enjoo é o sintoma mais comum da gravidez: cerca de 70% das mulheres sofrem com esse incômodo no primeiro trimestre da gestação, principalmente no segundo e terceiro mês. Algumas chegam a senti-los por mais tempo, embora seja incomum.

Para amenizar os enjoos da gravidez não há uma receita infalível, e cada estratégia funciona de forma diferente em organismos diferentes. Na grande maioria dos casos, é possível amenizar esse mal estar em casa mesmo, com recursos simples.

Mas, lembre-se! Em casos extremos, como perda de peso e desidratação, é necessário procurar um médico, para uma avaliação mais detalhada e indicação de um tratamento mais adequado para a segurança de mãe e bebê.

Se o seu caso não é extremo algumas dicas podem ajudar:

 

1 – Coma biscoitos água e sal antes de levantar da cama

O estômago vazio piora o enjoo. Comendo antes de levantar e esperando um pouco poderá evitar esse enjoo que aparece logo pela manhã. Os biscoitos, alimentos ricos em carboidratos ou frutas podem amenizar os enjoos durante todo o dia.

2 – Coma pouco e em intervalos curtos de tempo

O estômago cheio também pode levar ao enjoo já que a digestão está mais lenta.

3 – Evite alimentos gordurosos

Eles são de difícil digestão, assim como alimentos muito condimentados e açúcares.

4 – Evite deitar logo após comer

Permaneça sentada ou com o tronco elevado por, pelo menos, 30 minutos após as refeições.

5 – Mantenha-se hidratada

Inclua água, sucos naturais e chás na sua rotina alimentar, mas evite exagerar nas doses. Pequenos goles ajudam na hidratação e não aumentam a sensação de enjoo.

6 – Escreva um diário

Anotar a rotina alimentar ajuda a gestante entender o a deixa enjoada e, assim, evitar futuros episódios.

7 – Consuma alimentos mais frios ou em temperatura ambiente

Geralmente, quanto menos aquecidas, menos cheiro exalam as comidas. E, em geral, comidas e bebidas frias têm mais chance de “parar” no estômago.

8 – Não beba líquidos junto às refeições

Embora seja importantíssimo se manter hidratada, nos dias em que o enjoo estiver pior tente limitar a ingestão de líquidos durante as refeições.

9 – Experimente uma pulseira anti-enjoo.

Trata-se de um tipo de pulseira de algodão encontrada em farmácias e, muitas vezes, em lojas de produtos náuticos. Colocada no pulso, ela tem um botão de plástico no meio que exerce suave pressão em um ponto de acupuntura do corpo responsável por produzir a náusea no cérebro. É também conhecida como pulseira de acupressão.

10 – Inclua gengibre na alimentação

Pesquisas mostram que o gengibre ajuda a acalmar o estômago. Você pode cortar fatias ou ralar o gengibre para fazer um chá. Balas de gengibre também servem. Cuidado para não exagerar na dose, porque os efeitos de excesso de gengibre na gravidez ainda não são conhecidos. Ou seja, nada de ficar com bala de gengibre o dia todo na boca.

Quer saber mais sobre enjoos da gravidez?

Então você precisa conhecer o Beabá Grão de Gente! A plataforma de cursos online traz um conteúdo exclusivo com os melhores especialistas de cada área. Um dos nosso favoritos é o Guia da Gestante, leitura obrigatória para as gestantes com tudo o que você precisa saber nesta fase tão especial.

Para garantir o seu e ficar mais segura durante a gravidez, clique aqui!

banner_blog-2-1024x197

 

Leia mais:

– Alimentação na gravidez:  Frutas são as melhores aliadas da gestante

– Yoga na gravidez alivia dores e facilita o parto

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.