HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarEnxaqueca na gravidez: Veja como prevenir de forma natural
enxaqueca na gravidez

Enxaqueca na gravidez: Veja como prevenir de forma natural

Um dos principais receios das mulheres que sofrem com fortes dores de cabeça é que a enxaqueca na gravidez fique ainda mais forte. E, infelizmente, esse risco é grande, já que as mudanças hormonais do período favorecem o incômodo.

A principal atenção é com a medicação, que não deve ser a mesma que a mulher tomava antes de engravidar. O obstetra vai analisar o caso da gestante e verificar formas de atenuar a dor, sem prejudicar o desenvolvimento do bebê com uma medicação muito forte.

enxaqueca na gravidez

Quais são as causas da enxaqueca na gravidez?

Normalmente mais forte no primeiro trimestre, a enxaqueca na gravidez pode acontecer em função das alterações hormonais, com um nível baixo de estrogênio. As dores podem vir acompanhadas de náuseas, vômitos, visão turva, tonturas e baixa ou alta na pressão arterial.

Intensa, a enxaqueca é caracterizada como uma forte dor de um ou nos dois lados da cabeça. Ela acontece por causa da contração das artérias em direção ao cérebro, que se dilatam e provocam as dores.

Vai melhorar!

A tendência é que a enxaqueca na gravidez fique mais leve após o primeiro trimestre, com a estabilização dos níveis de hormônios.

Pode tomar remédio?

As mulheres que já sofrem com a enxaqueca antes de engravidar devem buscar um tratamento antes da concepção, para que as dores estejam controladas com a chegada da gravidez. Isso também é importante para minimizar a necessidade de uma medicação mais forte. Lembrando que os remédios devem ser interrompidos conforme as tentativas para engravidar iniciarem.

Se a mulher já estiver grávida, a automedicação é completamente contraindicada. De forma geral, as gestantes só devem fazer uso de medicamentos em casos extremos e somente sob prescrição médica. Somente o obstetra pode avaliar a necessidade da medicação, normalmente quando a enxaqueca na gravidez acentua sintomas como náuseas e vômitos, que podem desencadear em uma desidratação.

enxaqueca na gravidez

Tem como prevenir? Ou tratar de forma natural?

Manter uma alimentação balanceada, evitar cafeína, se manter hidratada e praticar exercícios físicos ajudam a prevenir as crises de enxaqueca na gravidez. A gestante também deve evitar locais barulhentos, não se expor a cheiros fortes e nem ficar muito tempo exposta ao sol, situações que podem desencadear as dores.

A acupuntura também é uma alternativa natural na prevenção e no tratamento da enxaqueca na gravidez, com resultados quase que imediatos. Sessões de meditação e ioga também são indicados e ajudam a aliviar a tensão e ansiedade do período.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Sintomas da depressão pós-parto: psiquiatra aponta sinais

Gastrite na gravidez: Entenda as causas da doença

Tratamentos estéticos pós-parto: esclareça suas dúvidas

Gravidez tardia aumenta riscos de complicações

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.