HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarQuanto tempo esperar para engravidar novamente?
engravidar novamente

Quanto tempo esperar para engravidar novamente?

Uma dúvida comum entre as mulheres que pretendem engravidar novamente é quanto tempo esperar entre uma gestação e outra. É preciso aguardar um tempo, para que o corpo da mulher se recupere e possa voltar suas energias para um novo bebê.

engravidar novamente

Mas quanto tempo?

É preciso lembrar que a gravidez muda o corpo da mulher. A circulação do sangue aumenta até 50%, exigindo muito esforço do coração e dos pulmões. O útero cresce, os demais órgãos são obrigados a se realocar, os músculos são forçados, a mulher ganha peso.

Outro fator é a perda de nutrientes, como ferro e sais minerais, já que boa parte do que é consumido vai para o desenvolvimento do bebê. Por isso, o tempo de recuperação antes da mulher tentar engravidar novamente é muito importante.

Especialistas afirmam que o corpo leva de quatro a nove meses para se recuperar dessa revolução que acontece no organismo. Mas, para encarar uma nova gestação, eles recomendam que a mulher aguarde, pelo menos, 18 meses. Ou, se não for possível, pelo menos 9 meses, para que 9 meses depois consiga dar à luz de forma segura, sem correr o risco de uma ruptura.

Por que esperar para engravidar novamente?

Aguardar para engravidar novamente é importante para prevenir parto prematuro, baixo peso da criança ao nascer ou desenvolvimento abaixo do normal. Além disso é necessário considerar a amamentação. Se a mulher ainda estiver amamentando quando engravidar novamente, o corpo ainda estará voltado para a produção de leite materno.

engravidar novamente

Preocupação com o parto

Outro fator que influencia o tempo para engravidar novamente é o parto. Uma nova gestação, em um intervalo muito curto, aumenta o risco de ruptura uterina. Não há contraindicação para o parto normal quando a mulher passou por apenas uma cesariana.

No caso de duas ou mais cirurgias anteriores, o ideal é que o médico defina a melhor abordagem, baseado não só no intervalo entre as gestações mas também no histórico médico da mulher.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Depilação na gravidez: tire as principais dúvidas

Fisioterapia pélvica traz benefícios na gravidez e pós-parto

Por que as grávidas devem dormir viradas para o lado esquerdo?

Acupuntura na gravidez traz diversos benefícios

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário