HomeGravidezExamesExames de sangue na gravidez
exames de sangue na gravidez

Exames de sangue na gravidez

Logo quando a gestação é confirmada, a mulher deve iniciar o pré-natal. Além da ultrassonografia, o obstetra também irá solicitar outros testes, incluindo um hemograma completo. Os exames de sangue na gravidez ajudam o médico a avaliar como anda a sua saúde e do bebê.

Confira o que é detectado nos exames de sangue na gravidez

Níveis de ferro

O hemograma mostra o nível de hemoglobina que, em termos populares, significa a quantidade de ferro. Se ele estiver baixo, pode ser um sinal de anemia.

No caso de anemia na gravidez, o obstetra irá orientar a gestante sobre uma dieta mais adequada ou até receitar suplementos.

O exame pode ser repetido ao longo da gestação, caso a gestante apresente cansaço excessivo.

exames de sangue na gravidez

 

Glicemia

Outro exame de sangue importante é o da glicemia. Ele verifica o nível de açúcar no organismo da gestante. É um exame especialmente importante no caso das mulheres que têm histórico de diabetes na família ou que estejam acima do peso.

Se você tiver risco de desenvolver diabetes gestacional, o médico também pode pedir ao longo da gestação o teste de tolerância à glicose. É um exame de sangue colhido antes e depois da ingestão de um líquido bem doce.

Ele avalia como as taxas de açúcar se comportam na corrente sanguínea. É um exame desconfortável e os médicos só pedem caso a gestante apresente sintomas aparentes.

 

Fator Rh

Também é importante que o obstetra conheça o seu tipo de sangue e se você é Rh negativo ou positivo. Entenda a importância desse exame lendo a nossa matéria sobre incompatibilidade sanguínea na gravidez!

 

Hepatite

A hepatite é uma doença silenciosa. Não é raro a pessoa ser portadora sem saber. Por isso, o seu obstetra também pedirá um exame de sangue para detectar a hepatite B e C. Quando a mãe é portadora dos vírus, o bebê pode receber injeções de anticorpos assim que nasce para ficar protegido das sequelas da doença.

 

Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma infecção transmitida por alimentos ou pelo contato com animais, principalmente os gatos. Na gravidez, o exame de sangue detecta se você tem a doença ou se você já teve contato com ela no passado.

Se você já teve, fique tranquila: não tem risco de pegar de novo. E atenção com a interpretação errada do exame: o resultado positivo pode ser apenas sinal de que você já tem imunidade contra a doença.

Tire suas dúvidas sobre a toxoplasmose na gravidez!

 

Doenças sexualmente transmissíveis

Também fazem parte da rotina de exames de sangue na gravidez a investigação das doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis e HIV.

Em caso de resultado positivo, o médico deve pedir exames complementares para confirmar o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

exames de sangue na gravidez

 

Rubéola

A rubéola pode afetar gravemente o bebê, por isso é importante que o médico saiba se a gestante é imune à doença. Se você já pegou a criança ou recebeu a vacina, não precisa se preocupar!

 

Citomegalovírus (CMV)

O citomegalovírus é um vírus da família da herpes. Ele pode passar para o bebê e causar problemas como deficiências auditivas ou intelectuais.

 

Vírus da herpes

A herpes é uma infecção viral muito comum, que causa feridas dolorosas. A transmissão para bebês costuma acontecer quando a mãe tem herpes genital e o parto é normal. Mas há formas de evitar o contágio, por isso é importante o obstetra saber se a mulher é portadora do vírus.

 

Tireoide

Entre os exames de sangue na gravidez, alguns médicos podem solicitar um para verificar os níveis dos hormônios da tireoide, para detectar um possível hipotireoidismo ou hipertireoidismo. São problemas que precisam ser tratados durante a gravidez.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– Conheça os exames de pré-natal

– A importância da ecografia

– Cuidados com o cabelo na gravidez

– Aprenda a turbinar o cérebro do bebê ainda na barriga!

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.