HomeGravidezExamesExames do terceiro trimestre de gestação
exames do terceiro trimestre

Exames do terceiro trimestre de gestação

Você já passou pela 27ª semana de gestação e está na reta final, quando a ansiedade de ver o rostinho do bebê pessoalmente e segurá-lo em seus braços aumentam a cada dia! Agora, faltam apenas os últimos exames do pré-natal para garantir que o pequeno está bem e que a sua gravidez está caminhando tranquilamente para o fim, marcado pelo nascimento do bebê. Nossa matéria de hoje vai relacionar e explicar todos os exames do terceiro trimestre para que você possa aproveitar deste finalzinho tranquilamente.

exames do terceiro trimestre

 

Conheça os exames do terceiro trimestre

Não esqueça de já deixar as malas arrumadinhas, e já estar com tudo pronto para a chegada do pequeno, afinal de contas, logo mais ele estará completando a família com toda fofura! 

Dentre os exames que você vai fazer neste finalzinho de gestação estão:

 

Aferição de pressão arterial

Controlar a pressão arterial é muito importante durante toda a gravidez! Mas no terceiro trimestre, o controle precisa ser ainda mais constante, pois a pressão alta é capaz de levar ao parto prematuro.

exames do terceiro trimestre pressão arterial

 

Medição da barriga

Este é um exame bem simples e feito no próprio consultório do obstetra. A medição é feita com uma fita métrica e serve para controlar o tamanho do útero. Nele, o médico também vai avaliar o ritmo de crescimento e o tamanho do bebê, além da sua posição.

exames do terceiro trimestre medição da barriga

 

Urocultura

O exame de urina serve para detectar uma possível infecção urinária. É muito importante, pois se não tratada, a doença pode causar parto prematuro.

 

Cardiotocografia

Tem o objetivo de analisar o bem-estar do bebê e captar seus batimentos cardíacos, além de detectar contrações uterinas e verificar sua frequência e intensidade.

exames do terceiro trimestre cardiotocografia

 

Cultura da secreção vaginal

Realizado geralmente na 35ª semana, serve para detectar e avaliar a presença da bactéria estreptococo B, que, se não for devidamente tratada, pode causar parto prematuro ou até contaminar o bebê no nascimento, causando graves doenças como meningite e septicemia.

 

Perfil biofísico fetal

Realizado a partir da 28ª semana, este exame consiste na avaliação do líquido amniótico, da frequência cardíaca do pequeno e em seus movimentos físicos e respiratórios.

 

Ultrassonografia obstétrica

Repetido diversas vezes durante a gestação, a ultrassom analisa a placenta e a circulação de sangue nela, o líquido amniótico, o desenvolvimento e a posição do pequeno. Entenda a importância de um dos exames mais aguardados pelas mamães e papais aqui.

 

Ultrassonografia 3D e 4D

Apesar de não fazer parte da lista de exames do terceiro trimestre solicitada por seu obstetra, ele é um dos mais aguardados de toda a gestação. A emoção ao conhecer o rostinho do bebê antes mesmo do nascimento é um sentimento muito comum entre as mamães e papais mais ansiosos! Ou seja, a grande maioria, rs. Você pode conferir uma matéria inteirinha explicando cada detalhe deste emocionante exame aqui.

exames do terceiro trimestre ultrassom 3D e 4D

 

Agora que você já conhece os exames que deverá fazer neste finalzinho da gravidez, aproveite o barrigão, relaxe e guarde todas as suas forças para o evento do nascimento do seu pequenino! 😉

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– Exames essenciais no 1º trimestre da gravidez

– Conheça os exames do segundo trimestre de gravidez

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.