Exames essenciais no 1º trimestre da gravidez
O teste de gravidez deu positivo? Agora, você precisará fazer uma bateria de exames até o nascimento do bebê. Os exames feitos no 1º trimestre da gravidez são primordiais para avaliar a saúde da futura mamãe e, consequentemente, do bebê. Preparamos uma lista com alguns exames que são essenciais nesta primeira fase da gravidez. Confira:
Hemograma completo
Fornece informações sobre a concentração de hemoglobina, leucócitos e plaquetas no sangue. Também serve para verificar se há alguma infecção ou anemia.
Glicemia de jejum
Identifica a presença de açúcar no sangue e pode diagnosticar o diabetes. Durante a gestação, o corpo deve produzir insulina para a mãe o bebê. Quando a produção é insuficiente, surge o diabetes gestacional.
Tipagem sanguínea
Identificar o tipo sanguíneo e o rh da grávida.
Sorologia
Identificar doenças que podem trazer riscos para a mãe e o bebê, como sífilis, HIV, citomegalovírus, toxoplasmose, rubéola e hepatites B e C.
Urina
Ele avalia a presença de infecções, como a infecção urinária – muito comum durante a gestação.
Fezes
Identifica a presença de parasitas ou protozoários que podem ocasionar anemia gestacional.
Colpocitologia oncológica
Conhecido como Papanicolau, ele avalia a possibilidade de câncer de colo do útero.
Ultrassonografia
O primeiro ultrassom deve ser realizado entre sexta e a oitava semana. Ele verifica se o bebê está mesmo no útero e não nas trompas, número de embriões, idade gestacional e batimentos cardíacos do feto.