HomeGravidezExamesExames essenciais no 1º trimestre da gravidez
ultrassom gestante

Exames essenciais no 1º trimestre da gravidez

O teste de gravidez deu positivo? Agora, você precisará fazer uma bateria de exames até o nascimento do bebê. Os exames feitos no 1º trimestre da gravidez são primordiais para avaliar a saúde da futura mamãe e, consequentemente, do bebê. Preparamos uma lista com alguns exames que são essenciais nesta primeira fase da gravidez. Confira:

Hemograma completo

Fornece informações sobre a concentração de hemoglobina, leucócitos e plaquetas no sangue. Também serve para verificar se há alguma infecção ou anemia.

Glicemia de jejum

Identifica a presença de açúcar no sangue e pode diagnosticar o diabetes. Durante a gestação, o corpo deve produzir insulina para a mãe o bebê. Quando a produção é insuficiente, surge o diabetes gestacional.

Tipagem sanguínea

Identificar o tipo sanguíneo e o rh da grávida.

Sorologia

Identificar doenças que podem trazer riscos para a mãe e o bebê, como sífilis, HIV, citomegalovírus, toxoplasmose, rubéola e hepatites B e C.

Urina

Ele avalia a presença de infecções, como a infecção urinária – muito comum durante a gestação.

Fezes

Identifica a presença de parasitas ou protozoários que podem ocasionar anemia gestacional.

Colpocitologia oncológica

Conhecido como Papanicolau, ele avalia a possibilidade de câncer de colo do útero.

Ultrassonografia

O primeiro ultrassom deve ser realizado entre sexta e a oitava semana. Ele verifica se o bebê está mesmo no útero e não nas trompas, número de embriões, idade gestacional e batimentos cardíacos do feto.

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.