HomeGravidezExamesConheça os exames do segundo trimestre de gravidez
exames do segundo trimestre

Conheça os exames do segundo trimestre de gravidez

Durante a gravidez são tantos exames e idas ao médico que você parece passar mais tempo em laboratórios e clínicas do que em casa, não é mesmo? No primeiro trimestre é preciso analisar toda a sua saúde e do bebê que ainda estará começando a se desenvolver, tudo é mais complicado e exige maiores cuidados! Nós fizemos um post inteirinho explicando todos os exames do primeiro trimestre que você deve realizar aqui. Já o segundo trimestre é mais tranquilo, os incômodos já estão passando, e você sente sua energia renovada! E para ajudar a aproveitar toda essa energia, nosso post de hoje é dedicado a explicar todos os exames do segundo trimestre. Confira! 😉

exames do segundo trimestre

O ultrassom morfológico é um dos exames do segundo trimestre mais esperado pelas mamães para tentar descobrir o sexo do bebê!

 

Gestantes, veja quais são os exames do segundo trimestre

Pode-se dizer que este é o período mais gostoso de toda a gestação! E não é por menos, a barriga ainda não cresceu muito, salvo algumas raras exceções, os enjoos, náuseas e incômodos do comecinho já estão indo embora, o bebê ainda não pesa muito, você dorme tranquilamente e não precisa ficar buscando a melhor posição, e consegue fazer praticamente de tudo! Que fase boa, não é mesmo?! Para aproveitar melhor esta época, vamos conhecer agora os exames do segundo trimestre que você precisará fazer para deixar as neuras de lado! Afinal de contas, você verá seu médico uma vez por mês e poderá tirar todas as suas dúvidas nestas visitas.

 

Ultrassom Morfológico

Este exame de imagem é um dos principais exames de toda a gravidez! Realizado entre a 18ª e a 24ª semana, ele é capaz de avaliar todo o desenvolvimento do bebê. Com os órgão já formados, é na ultrassonografia morfológica que o médico avalia o funcionamento de cada um deles, por isso sua duração é mais extensa, fazendo você passar cerca de 40 minutos na sala. Neste exame, já é possível descobrir o sexo do bebê, sendo este um dos motivos pelos quais as futuras mamães ficam tão ansiosas aguardando a data.

Órgãos analisados: coração, rins, bexiga, estômago, braços, pernas, mãos, pés e ossos do bebê. O cordão umbilical, o líquido amniótico e a placenta também são analisadas neste exame.

Caso seja detectada alguma alteração, o médico já pode planejar a necessidade de alguma intervenção.

 

Pressão arterial e altura uterina

Super simples de serem feitos, seu médico os realizará no próprio consultório. A análise da pressão arterial avalia o risco da pré-eclâmpsia, que pode gerar, entre outros problemas, o parto prematuro, além colocar a mãe e o bebê em risco.

A altura uterina serve para acompanhar o crescimento do bebê, que ao final do segundo trimestre deverá ter cerca de 24cm.

 

Teste Oral de Tolerância à Glicose (TOTG)

Realizado entre a 24ª e a 28ª semana, este é um dos exames do segundo trimestre mais importantes, principalmente às mamães que não foram diagnosticadas com diabetes gestacional ou pré-gestacional. Ele consiste basicamente na ingestão de um líquido muito doce para depois de mais ou menos uma ou duas horas, realizar um exame de sangue para analisar a glicemia. Para confirmar o diagnóstico de diabetes gestacional o resultado precisa ser superior a 180 mg/dL após uma hora, ou permanecer entre 153 e 199 mg/dL na segunda hora.

 

Coombs indireto

Este exame é capaz de detectar anticorpos contra Rh positivo no sangue da mulher. Ele somente deverá ser realizado no segundo trimestre se a mãe tiver sangue Rh negativo, e o pai, Rh positivo, ou tiver recebido alguma transfusão sanguínea.

Para o caso da mãe ser negativa e o bebê positivo, os anticorpos podem passar pela placenta e provocar uma anemia grave, resultado da doença hemolítica do recém-nascido.

Em caso positivo, seu médico acompanhará com maior precaução a gestação para garantir que o bebê esteja se desenvolvendo bem. Já em caso negativo, o médico indicará à mãe uma vacina chamada de gamaglobulina anti-Rh, evitando, assim, que seu organismo produza estes anticorpos.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– Entenda a incompatibilidade sanguínea na gravidez

– Conheça a importância do Ultrassom Morfológico

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.