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exercícios físicos na gravidez

Exercícios físicos na gravidez: atenção aos sinais de perigo

Já falamos aqui sobre a importância da prática de exercícios físicos na gravidez como preparação para o parto e até já demos dicas de looks para você arrasar na academia com o barrigão. Mas também é fundamental falar sobre os sinais que o seu corpo dá de que é preciso desacelerar, afinal a gravidez é um período de muitas mudanças. Além do cansaço e do peso extra, o centro de gravidade do corpo da mulher se altera. Então é preciso muito cuidado na hora de se exercitar.

 

Prática de exercícios físicos na gravidez exige cuidado

O primeiro passo para a prática de exercícios físicos na gravidez é contar com a orientação profissional de um educador físico e também comunicar ao obstetra que tipo de atividades está praticando. É importante que ele avalie o seu estado físico e a libere para a prática, também levando em conta a intensidade dos exercícios.

Mas mesmo com a indicação médica, o seu corpo será o seu melhor amigo e dará sinais caso você esteja exagerando. Listamos alguns dos principais sintomas que você pode sentir durante os exercícios físicos na gravidez. Importante: caso você tenha sentido qualquer um desses incômodos, procure seu médico ou uma unidade hospitalar de emergência.

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Sangramento vaginal: alguns leves sangramentos, também conhecidos como spotting ou sangramento de escape, podem ocorrer ao longo da gravidez. Mas é importante sempre comunicar ao seu médico, principalmente se for após a prática de exercícios físicos.

Visão embaçada: esse pode ser um sinal de desidratação, que acaba provocando uma diminuição da pressão arterial. É preocupante porque o fluxo sanguíneo para os órgãos vitais do bebê pode ser prejudicado. A visão embaçada também pode ser um sintoma de pré-eclâmpsia, quadro grave caracterizado pela alta de pressão arterial. A gestante deve procurar imediatamente um pronto-socorro para realizar exames.

Náusea: caso você sinta náuseas durante os exercícios físicos, o seu corpo pode ter produzido um excesso de ácido lático, uma substância proveniente do metabolismo dos músculos, que se acumula no estômago e provoca o mal-estar.

Tontura: tontura constante ou tontura acompanhada de perturbações na visão, dores de cabeça ou palpitações podem indicar um anemia grave. A gestante deve procurar um médico com urgência.

Desmaio: independente da intensidade do exercício, um desmaio durante a gravidez é sempre motivo de preocupação. Desde uma desidratação passageira até problemas circulatórios graves. Por isso, procure um pronto-socorro.

Falta de ar: é um sinal claro de que você está exagerando na intensidade do exercício, principalmente se a falta do ar for enquanto você estiver em silêncio (sem conversar com alguém) e sem suar. Pare o exercício e respeite o tempo do seu corpo.

Palpitações: a orientação padrão é que a frequência cardíaca das grávidas não ultrapasse os 140 batimentos por minuto. Caso sinta qualquer sensação estranha no peito, diminua o ritmo dos exercícios e converse com o seu médico.

Aumento do inchaço nas mãos, pés e tornozelos: pés e mãos podem acabar inchando um pouco depois de alguma atividade física, mas tenha atenção se o inchaço for muito maior do que o de costume. Pode ser sinal de pré-eclâmpsia. Vale consultar o médico.

Dor aguda no peito ou na barriga: pode ser sinal de contrações precoces ou apenas um espasmo muscular. O mais indicado é procurar o médico.

Mudança repentina na temperatura do corpo: se você sentir as suas mãos pegajosas, com calafrios ou ondas de calor, atenção! O seu corpo está com dificuldade para regular a temperatura.  Isso pode ser perigoso para o feto, cuja temperatura pode subir junto com a sua. Outro problema é que, à medida que você esquenta, o sangue que iria para o útero é desviado para a pele para tentar diminuir a temperatura do corpo, o que reduz o fluxo de oxigênio para o bebê. Fale com o seu médico imediatamente!

Fonte: BabyCenter

 

 

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