HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarFalta de ar na gravidez é normal?
falta de ar na gravidez

Falta de ar na gravidez é normal?

Muitas gestantes se perguntam se é normal sentir falta de ar na gravidez. A resposta é sim, especialmente no terceiro trimestre, quando a barriga já está bem grande.

falta de ar na gravidez

Falta de ar na gravidez: Por que acontece?

A falta de ar na gravidez pode aparecer em qualquer estágio da gestação, mas atinge mais quem ganha mais peso ou espera dois ou mais bebês.

No terceiro trimestre, essa sensação é mais acentuada por conta do crescimento do útero, que pressiona o diafragma contra os pulmões. Quando a barriga “baixa”, próximo ao parto, a falta de ar é minimizada.

Causas hormonais

Especialistas também acreditam que a falta de ar na gravidez acontece em decorrência do aumento dos níveis de progesterona no corpo.

Quando se preocupar?

A falta de ar na gravidez não pode ser acompanhada de outros sintomas, como febre, dor no peito, palpitação, coração disparado ou pés e mãos gelados. A futura mamãe também deve ter cautela se já apresentava problemas respiratórios – como bronquite e asma – antes de engravidar.

Outro ponto de atenção é se a falta de ar aparecer de forma muito repentina e forte. A gestante deve procurar atendimento médico com urgência.

falta de ar na gravidez

Dicas para amenizar a falta de ar na gravidez

Como o ganho de peso excessivo é uma das principais causas da sensação, especialistas recomendam que a gestante mantenha um estilo de vida saudável. Caminhadas, atividades físicas na água e uma alimentação equilibrada – com frutas, legumes, verduras e proteínas magras – ajudam a manter um peso adequado e amenizar a falta de ar.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Pressão baixa na gravidez: É normal? Há riscos?

Exercícios físicos na gravidez: atenção aos sinais de perigo

Pilates na gravidez: conheça os benefícios

Gases na gravidez: Quais são as causas? Como amenizar?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário