Falta de ar na gravidez é normal?
Muitas gestantes se perguntam se é normal sentir falta de ar na gravidez. A resposta é sim, especialmente no terceiro trimestre, quando a barriga já está bem grande.
Falta de ar na gravidez: Por que acontece?
A falta de ar na gravidez pode aparecer em qualquer estágio da gestação, mas atinge mais quem ganha mais peso ou espera dois ou mais bebês.
No terceiro trimestre, essa sensação é mais acentuada por conta do crescimento do útero, que pressiona o diafragma contra os pulmões. Quando a barriga “baixa”, próximo ao parto, a falta de ar é minimizada.
Causas hormonais
Especialistas também acreditam que a falta de ar na gravidez acontece em decorrência do aumento dos níveis de progesterona no corpo.
Quando se preocupar?
A falta de ar na gravidez não pode ser acompanhada de outros sintomas, como febre, dor no peito, palpitação, coração disparado ou pés e mãos gelados. A futura mamãe também deve ter cautela se já apresentava problemas respiratórios – como bronquite e asma – antes de engravidar.
Outro ponto de atenção é se a falta de ar aparecer de forma muito repentina e forte. A gestante deve procurar atendimento médico com urgência.
Dicas para amenizar a falta de ar na gravidez
Como o ganho de peso excessivo é uma das principais causas da sensação, especialistas recomendam que a gestante mantenha um estilo de vida saudável. Caminhadas, atividades físicas na água e uma alimentação equilibrada – com frutas, legumes, verduras e proteínas magras – ajudam a manter um peso adequado e amenizar a falta de ar.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais:
Pressão baixa na gravidez: É normal? Há riscos?
Exercícios físicos na gravidez: atenção aos sinais de perigo