HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarTop 10 filmes sobre gravidez e maternidade (séries e documentários também!)
filme sobre gravidez

Top 10 filmes sobre gravidez e maternidade (séries e documentários também!)

Quando bate aquela dorzinha nas costas e aquele cansaço típico da gestação, nada melhor do que colocar as pernas para o alto e descansar, assistindo a um bom filme, não é mesmo? Se forem sobre gravidez e a imensidão da maternidade, melhor ainda. Para tornar suas horas de descanso produtivas, porém leves e divertidas, separamos uma lista com filmes sobre gravidez e maternidade. Tem dicas super legais para quem curte séries ou o conteúdo mais profundo dos documentário também. Vamos lá?

Filmes sobre gravidez e maternidade

1 – O que esperar quando você está esperando

Baseado no best-seller que leva o mesmo nome “What to expect when you expecting”, das autoras Arlene Eisenberg, Heidi Murkoff e Sandee Hathaway, O que esperar quando você está esperando é um clássico nas listas sobre filmes sobre gravidez. No filme a história mostra cinco casais prestes a terem filhos. Suas descobertas e dificuldades nesta nova fase da vida são apresentadas com muito bom humor nas mais diversas situações neste filme sobre gravidez.

filmes sobre gravidezHolly é uma fotógrafa casada com Alex e quer muito adotar uma criança. Ele concorda com a ideia, mas a proximidade de receber o bebê faz com que tenha dúvidas se está preparado para a tarefa de ser pai. Wendy sempre sonhou com o brilho da gestação e, após dois anos de tentativas, enfim está grávida. Entretanto, ela e o marido Gary precisam lidar com a rivalidade do pai dele, Ramsey, que está esperando gêmeos com a jovem Skyler. 

Jules apresenta um reality show onde os participantes precisam emagrecer e acaba de ganhar a Dança das Celebridades ao lado do parceiro Evan. Eles mantêm um caso há poucos meses e, sem esperar, ela engravida. 

Há ainda Rosie, uma jovem vendedora de sanduíches que tem relações sexuais com Marco, que trabalha como vendedor em outro trailer. Ela engravida, o que faz com que os dois se aproximem cada vez mais.

2 – Juno

filmes sobre gravidez

O longa leve e divertido conta a história de Juno MacGuff é uma jovem de 16 anos que acidentalmente engravidou de Paulie Bleeker, um grande amigo com quem transou apenas uma vez. Inicialmente ela decide fazer um aborto, mas ao chegar na clínica muda de idéia. Junto com sua amiga Leah ela passa a procurar em jornais um casal a quem possa entregar o bebê assim que ele nascer, já que não se considera em condições de criá-lo. É assim que conhece Vanessa e Mark, um casal com boas condições financeiras que está disposto a bancar todas as despesas médicas de Juno, além de dar-lhe uma compensação financeira caso ela queira. Juno recusa o dinheiro para si, mas decide que Vanessa e Mark ficarão com seu filho. Um dos filmes sobre gravidez que vale a pena assistir!

3 – Minha mãe é uma peça

Essa dica de filmes sobre gravidez e maternidade é nacional e ganhou o coração das famílias brasileiras, inclusive, o último filme da bateu recorde de bilheteria nacional! As mamães de plantão super se identificam com a Dona Hermínia, uma mulher de meia idade, divorciada do marido, que a trocou por uma mais jovem. Hiperativa, ela não larga o pé de seus filhos Marcelina e Juliano, que já estão bem grandinhos. É uma boa para assistir antes e depois de ter o bebê e comparar a mudança de comportamento que a maternidade traz.

4 – O maior amor do mundo 

Nessa comédia, histórias ligadas à maternidade se cruzam. Sandy é uma mãe solteira com dois filhos, Bradley é pai de uma garota adolescente, Kristin nunca conheceu a mãe biológica, Jesse tem uma relação complicada com os pais, que não aceitam o seu casamento; e Miranda é uma escritora de sucesso que decidiu não ter filhos para se dedicar à carreira. Um drama super emocionante para quem ama assistir filmes sobre gravidez e maternidade com um lencinho do lado! 

5 – Perfeita é a Mãe! 

O último da nossa lista sobre filmes na gravidez é o Perfeita é a mãe! Amy é uma executiva de sucesso, mas sofre tentando equilibrar seu tempo entre o emprego e a criação dos filhos. Estressada com as tarefas domésticas, ela decide mudar drasticamente sua rotina, lutando contra os padrões impostos pela Associação de Pais e Professores da escola de seus filhos. Para isso, ela conta com a ajuda de Carla e Kiki, outras duas mães que também estão exaustas. Esse filme sobre gravidez e maternidade vai garantir boas risadas!

Séries

6 – Supermães (Workin’ Moms) 

A série mostra a vida de quatro mães que voltam a trabalhar depois do fim da licença-maternidade. Kate, Frankie, Anne e Lan precisam conciliar a rotina com as crianças com a carreira, os relacionamentos e o cuidado com elas mesmas. A série rende boas risadas e mostra uma realidade que muitas mães vivem na hora de voltar ao trabalho. Está na terceira temporada e tem na Netflix!

filmes sobre gravidez

7 – Call the midwife 

“Call the midwife” é uma série britânica estreada em 2012 que conta a história de uma enfermeira jovem de classe média, que trabalha como parteira junto a um grupo de freiras, nos anos 1950. Elas oferecem seus serviços para a população de baixa renda da época.

filmes sobre gravidez

A enfermeira atua em partos sob condições precárias e precisa se virar com os recursos a que dispõe. A série mostra as condições do período e a forma como aconteciam os partos normais dentro das casas. É uma ótima pedida para as grávidas que gostariam de saber mais sobre a história do parto em filmes sobre gravidez, nesse caso, uma série!

8 – Jane the virgin

Jane The Virgin é a escolha certa para quem ama comédia! A divertida série conta a história de uma latina de 23 anos, noiva de um rapaz que respeita a sua decisão de se manter virgem até o casamento. O que ninguém esperava é a ginecologista de Jane a engravidaria acidentalmente com o sêmen do seu antigo chefe! Depois que o bebê nasceu, Jane embarca na maternidade real: leite vazando dos seios, falta de tempo para tomar banho, os desafios da introdução alimentar e muito mais. Também tem na Netflix. Está na 4ª temporada.

filmes sobre gravidez

9 – Bebês em foco

Bebês em Foco é uma série documental que acompanhou 15 famílias de diversas partes do mundo e suas experiências desde a chegada dos filhos. Os seis episódios – com duração entre 48 e 52 minutos – mostram os principais marcos do desenvolvimento dos pequenos, desde o vínculo inicial com os pais, a introdução alimentar, as primeiras palavras e os primeiros passinhos.

filmes sobre gravidez

A produção apresenta o trabalho pioneiro de alguns cientistas renomados que, nos últimos 15 anos, realizaram várias descobertas sobre o comportamento dos recém-nascidos. Este período foi revolucionário na compreensão de como o cérebro do bebê funciona. Então, se você procura filmes sobre gravidez e maternidade com dados científicos, esse é para você! A primeira parte está disponível na Netflix. 

10 – Turma do peito

Sabe a romantização da maternidade? Ela é confrontada na série Turma do Peito, exibida originalmente no canal australiano ABC.  É uma criação de Sarah Scheller e Alison Bell, que protagoniza a série. 

filmes sobre gravidez

Ela conta sobre a vida de Audrey, uma jovem mãe que está cansada das noites mal dormidas e das preocupações constantes com seu bebê de apenas dois meses. Determinada a não ter uma vida baseada apenas na maternidade, ela busca apoio em um grupo de suporte para pais. Lá, ela conhece outras mães que também estão passando por dificuldades na criação dos filhos. Elas partilham sobre dificuldades na amamentação, noites em claro e do impacto profundo que um bebê causa nas relações familiares, amorosas e até mesmo na vida social da família.

São duas temporadas. A primeira com sete episódios e a segunda com seis. A duração é em média 30 minutos. Também tem na plataforma Netflix. 

Extra: Documentários 

O começo da vida

Passando pelos quatro cantos do mundo, o Começo da Vida faz uma análise aprofundada e um retrato apaixonado dos primeiros 1000 dias de um recém-nascido, tempo crucial para o bom desenvolvimento da criança, tanto na infância quanto na vida adulta.

Esse documentário tem o objetivo de criar um movimento em prol da primeira infância, que vai do nascimento até os 6 anos. 

O documentário apoia o investimento no desenvolvimento infantil como uma forma de tornar o mundo um lugar melhor e nos faz refletir sobre nossas atitudes frente às crianças que estamos criando.

O renascimento do parto

Dica de ouro de filmes sobre gravidez! Este documentário retrata a realidade obstétrica mundial e, sobretudo, brasileira, que se caracteriza por um número crescente de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias. Através dos relatos de alguns dos maiores especialistas na área e das mais recentes descobertas científicas, o filme discute o modelo obstétrico atual e convida os espectadores à reflexão. 

filmes sobre gravidez

O Renascimento do Parto traz ainda cenas de partos humanizados e provoca a reflexão sobre o futuro de uma civilização nascida sem os chamados “hormônios do amor”, liberados apenas em condições específicas de trabalho de parto. Atualmente, há três parte do filme. 

A Vida Secreta dos Bebês

O documentário da BBC traz diversas descobertas recentes da ciência sobre os dois primeiros anos de vida do bebê. Como é ser um bebê de acordo com a perspectiva dele? O que se passa na cabeça do seu filho e como é possível que um ser humano tão pequenino possa ser tão inteligente? Essas são algumas perguntas que são respondidas pelo documentário.

filmes sobre gravidez

Curtiu nossas dicas sobre filmes na gravidez e não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário