HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarFinanças na gravidez: 5 dicas para você se organizar
finanças na gravidez

Finanças na gravidez: 5 dicas para você se organizar

Após o resultado positivo, uma das preocupações da família é com as finanças na gravidez. É preciso se organizar para o turbilhão de mudanças que estão por vir, que vão alterar a rotina da família do ponto de vista emocional, físico e também financeiro.

Afinal, as despesas começam antes do bebê nascer, com a decoração do quarto e o enxoval, além dos custos referentes ao pré-natal e parto. Para as finanças na gravidez não se transformarem em uma tremenda dor de cabeça, preparamos algumas dicas para você tirar as contas de letra.

finanças na gravidez

Um guia completo para organizar as finanças na gravidez

1 – Gastos na planilha

A primeira dica para organizar a vida financeira da família, em qualquer fase da vida, é anotar tudo o que é gasto. Isso é importante pois é possível “visualizar” um panorama geral e verificar onde o dinheiro está sendo bem investido.

Para isso, uma planilha no Excel é a melhor alternativa. Comece anotando os rendimentos de todos os membros da família, com os salários e possíveis rendas extras. Também informe os gastos da casa, como contas de água, internet, TV a cabo e energia, sem esquecer dos planos de celular.

Também informe se há parcelas de financiamentos e empréstimos pessoas, todos os gastos com carros ou outro meio de transporte, escolinha de outros filhos, compras de supermercado, gastos com salão de beleza, viagens, etc. Lembre-se: deixe um valor reservado para o lazer (cinema, pizza do final de semana, almoços em restaurantes, etc).

2 – Corte o que for supérfluo

Se o intuito da organização das finanças na gravidez for economizar e equilibrar os gastos, para ter mais tranquilidade e uma reserva para o bebê, cortar o que é supérfluo é fundamental.

Por isso, o primeiro passo foi listar tudo na planilha. Assim, a família consegue verificar o que é realmente importante e o que pode ser cortado (ou substituído). Um exemplo disso são os gastos com TV a cabo e planos de telefonia (fixa ou móvel). Será que não é possível migrar para um plano mais barato? Será que a família assiste mesmo todos os canais que têm? Atualmente existe uma enorme variedade de programas em serviços de streaming, bem mais em conta.

E essa reflexão pode ser feita com quase tudo. Basta olhar com critério para a forma como o dinheiro da família está sendo gasto e buscar alternativas para economizar.

finanças na gravidez

3 – Cuidado com as comemorações

Uma forma fácil de extrapolar nas finanças na gravidez é exagerar no tamanho do chá de bebê, por exemplo. O nascimento do novo membro da família merece ser celebrado, mas cuidado para não gastar muito com uma festa grandiosa.

Se você procura formar para economizar, temos uma matéria aqui no Ficar Grávida com dicas incríveis para fazer um chá de bebê sem gastar muito.

4 – Enxoval do bebê

Chegamos a um item difícil até para as mamães mais econômicas. Sabemos que não é fácil pensar em economizar no enxoval do bebê, com tantas opções lindas. Mas é fundamental comprar apenas o necessário para não desequilibrar  as finanças na gravidez.

Uma boa dica é comprar o que for indispensável para os primeiros dois ou três meses de vida do bebê, e aguardar o nascimento para complementar com o que for necessário. Afinal, a família pode ganhar muitos presentes e os pequenos crescem rápido demais. Investir em um guarda-roupa cheio de roupinhas e sapatinhos, por exemplo, é besteira.

E, lembre-se: a planilha deve continuar sendo sua fiel aliada. Tudo o que for comprado para o bebê deve ser listado porque gastos que parecem pequenos se juntam a outros, transformando o enxoval do bebê em uma dívida enorme.

Também é válido buscar amigos e familiares que tiveram bebês recentemente para verificar o que pode ser aproveitado. Bebês usam tudo muito pouco e as peças ficam como novas. Dependendo do grau de intimidade, você pode se beneficiar até de objetos mais caros, como a cadeirinha do carro e o carrinho.

Quem fizer chá de fraldas, pode pedir de presente outros itens baratinhos, como algodão (que será MUITO usado nos primeiros meses), lenços umedecidos, pomadas, etc.

finanças na gravidez

5 – Quarto do bebê

Comprar móveis e um enxoval completo para o quarto do bebê é um dos maiores gastos da gravidez. Mas, acredite, dá para economizar. E nós já demos dicas preciosas em uma matéria sobre esse assunto aqui no Ficar Grávida. Também já falamos sobre as vantagens de comprar um quarto de bebê completo, em lojas virtuais. Para conferir, clique aqui!

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Depilação na gravidez: tire as principais dúvidas

Insônia na gravidez é normal? Veja dicas para dormir melhor!

Grávida pode fazer faxina? Veja atividades que são perigosas

Por que comprar um berço padrão americano?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.