Fisioterapia perineal: conheça a técnica que facilitou o parto da atriz Letícia Colin
Você já ouviu falar sobre os benefícios da fisioterapia perineal para gestantes?! Essa foi a técnica que ajudou a atriz Letícia Colin, que deu a luz Uri, em um tranquilo parto normal.
Voltada a prática de exercícios voltados para o períneo (região que fica na base da pélvis, entre a parte de baixo da vulva e o ânus), a fisioterapia perineal promete ajudar as mamães que sonham com o parto normal. Confira!
O que é fisioterapia perineal?!
Na gestação, pela ação dos hormônios e pelo próprio peso da barriga, os músculos perdem o tônus. Por conta disso, por volta do segundo e do terceiro trimestre, algumas gestantes sofrem de incontinência urinária.
Em alguns casos, também pode acontecer o que chamamos de prolapso: uma condição em que, por falta de sustentação, os órgãos saem da sua posição original. Com a técnica específica de fisioterapia, os riscos destas complicações diminuem.
O método aplicada na atriz Letícia Colin chama-se Kegel e foi criado no fim da década de 1940. Ele consiste em exercícios para contrair e relaxar a musculatura da região que sustenta bexiga, uretra, vagina, útero e a parte final do intestino.
Essas práticas preparam o corpo para a descida e expulsão do bebê – tudo o que as mamães que querem parto normal esperam!!!
Além das grávidas, especialistas destacam que o ideal seria que as mulheres tivessem o hábito de exercitar essa partes do corpo durante toda vida, uma vez que isso ajuda a evitar disfunções sexuais e a incontinência urinária e fecal.
Importante: visite um fisioterapeuta de confiança para pegar todas as indicações e instruções necessárias 😉
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais:
Mamoplastia redutora pode reduzir produção de leite materno? Saiba mais sobre o tema!