HomeGravidezFumar na gravidez pode prejudicar a visão do bebê
Fumo está relacionado a diversas doenças em recém-nascidos

Fumar na gravidez pode prejudicar a visão do bebê

Fumar não é um hábito saudável, longe disso. Mas fumar na gravidez por ser extremamente prejudicial para a saúde de seu bebê. Além dos riscos de ele nascer com baixo peso e menos resistente, pesquisadores da Dinamarca descobriram que o hábito está associado também a problemas oculares nos pequenos.

Publicado na revista JAMA Ophthalmology, o estudo levado a cabo por várias universidades e institutos da Dinamarca analisou 1.406 crianças dinamarquesas que ou tinham nascido com peso a menos ou que tinham sido expostas ao fumo ingerido pela mãe durante a gravidez quando ainda estavam no seu útero. Das mães que fizeram parte da pesquisa, 80%  não fumavam durante a gravidez, 2% tinham deixado o hábito durante a gravidez e 18% continuaram a fumar mesmo no período de gestação.

 

fumar na gravidez

Fumar na gravidez está relacionado a diversas doenças

 

O resultado é assustador: fumar na gravidez fez com que a camada de fibra nervosa da retina fosse 5,7 micrometros mais fina do que a das crianças cujas mães não fumavam. Quando ao peso à nascença, as que tinham um menor peso apresentavam uma camada de fibra nervosa da retina fosse 3,5 micrometros mais fina. Ou seja: fumar na gravidez traz ainda mais riscos do que nascer com baixo peso quando o assunto é saúde ocular.

Embora ambos os fatores mostraram-se determinantes – mesmo que de forma independente – para o desenvolvimento de problemas na camada de fibra nervosa da retina, bebês de mãoes fumantes apresentava essa camada significativa,mente mais fina, o que pode favorecer o desenvolvimento de doenças como glaucoma e outros males.

 

Fumar na gravidez expõe o bebê a uma série de riscos

 

Além da descoberta dos dinamarqueses, há muito se conhece os malefícios do cigarro para gestante e seus bebês. Citaremos aqui os principais, já que a lista é extensa e inclui desde baixo peso até aborto e parto prematuro. Por isso, o ideal é que, se você está pensando em engravidar, elime imediatamente este mau hábito de sua vida. Sua saúde, a do seu bebê e das pessoas que convivem com você agradecem!!

Um dos principais riscos de fumar na gravidez é o estreitamento dos vasos sanguíneos causado pela nicotina. Somado à pressão natural que a gravidez causa nas veias abdominais, a circulação de sangue nas pernas fica comprometida, podendo causar trombose, que é a formação de coágulos dentro das veias. Se não for tratada rapidamente, a trombose pode se complicar e acarretar problemas mais sérios como:

Embolia pulmonar: o coágulo pode soltar da veia e ir até o pulmão, causando falta de ar e dor para respirar. A gravidade do problema depende do tamanho do coágulo, variando desde sutil até insuficiência respiratória aguda.

Trombose na placenta: é a formação de coágulos na placenta, que pode evoluir para insuficiência placentária (a placenta não consegue mais levar oxigênio e nutrientes para o feto). A gravidade também é variável, e nos quadros mais graves pode levar até a morte do bebê.

 

Leia mais:

– Estudo aponta que cafeína prejudica a fertilidade nas mulheres

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.