Ganho de peso ideal na gestação
Um dúvida muito comum entre as gestantes, principalmente as mamães de primeira viagem, é sobre o ganho de peso ideal durante a gestação. Para esclarecer todas as dúvidas sobe esse tema, conversamos com a nutricionista do Alô Mamãe, Clarisse Corbelini.
De acordo com a nutricionista, o acompanhamento nutricional durante a gestação é importantíssimo para garantir o ganho de peso adequado durante a gestação e também para promover um eficiente fornecimento de nutrientes essenciais para a mamãe e para o bebê.
“Na metade da gestação (primeiras 20 semanas), o feto atinge 10% de seu peso final. Quando decorridos 2/3 do período gestacional, o feto atinge 1/3 do seu peso final. Portanto, é no final da gestação que o bebê ganha mais peso”, explica Clarisse Corbelini.
Veja como é a distribuição do ganho de peso materno durante a gestação:
PESO DO FETO | 3Kg |
MEMBRANAS FETAIS E LÍQUIDO AMNIÓTICO | 2,5Kg |
AUMENTO DAS MAMAS | 1 a 1,5Kg |
EDEMA E AUMENTO DO VOLUME PLASMÁTICO | 2 a 3Kg |
GORDURA DE DEPÓSITO MATERNO | 1Kg |
TORAL | 11Kg |
Fonte: ABESO
A nutricionista explica que o cálculo do ganho de peso ideal durante a gestação leva em consideração o índice de massa corporal (IMC) da mulher antes de engravidar. “De acordo com a situação nutricional inicial da gestante (baixo peso, peso adequado, sobrepeso ou obesidade) há uma faixa de ganho de peso recomendada por trimestre”, diz a colaboradora do Alô Mamãe.
Tabela sobre o ganho de peso durante a gestação:
– Mulheres com baixo peso antes de engravidar, ou seja, que apresentavam IMC menor que 18,5 Kg/m², devem ganhar 2,3 kg no primeiro trimestre e 0,5 kg por semana no segundo e no terceiro trimestre, totalizando um ganho de peso entre 12,5kg e 18kg;
– Gestantes com IMC adequado antes de engravidar, ou seja, que apresentavam IMC entre 18,5 e 24,99 Kg/m², devem ganhar 1,6 kg no primeiro trimestre e 0,4 kg por semana durante o segundo e terceiro trimestre, totalizando um ganho de peso entre 11kg a 16kg;
– Gestantes com sobrepeso antes de engravidar, ou seja, que apresentavam IMC entre 25 e 29,99 Kg/m², devem ganhar até 0,9 kg no primeiro trimestre e 0,3 kg por semana no segundo e no terceiro trimestre, totalizando um ganho de peso máximo de 11,5kg
– Gestantes obesas antes de engravidar, ou seja, que apresentavam IMC maior que 30 Kg/m², não necessitam ganhar peso no primeiro trimestre. Já no segundo e terceiro trimestre, as obesas devem ganhar até 0,2 kg por semana, totalizando um ganho de peso máximo de 9kg na gestação toda.
Ganho de peso ideal na gestação
A nutricionista Clarisse Corbelini esclarece que mulheres que ganham peso dentro da faixa indicada têm menos chances de terem filhos pequenos ou grandes demais para a idade gestacional – isso acaba prevenindo intercorrências durante a gravidez ou no momento do parto. “O ganho de peso adequado durante a gestação também facilita a perda de peso após o parto, sendo que a mamãe deve voltar para casa somente com a gordura de depósito que fornecerá a energia necessária para a amamentação”, conclui Clarisse.
Leia também: