HomeGravidezAlimentaçãoGanho de peso ideal na gestação
ganho de peso durante a gravidez. Gestante com balança

Ganho de peso ideal na gestação

Um dúvida muito comum entre as gestantes, principalmente as mamães de primeira viagem, é sobre o ganho de peso ideal durante a gestação. Para esclarecer todas as dúvidas sobe esse tema, conversamos com a nutricionista do Alô Mamãe, Clarisse Corbelini.

De acordo com a nutricionista, o acompanhamento nutricional durante a gestação é importantíssimo para garantir o ganho de peso adequado durante a gestação e também para promover um eficiente fornecimento de nutrientes essenciais para a mamãe e para o bebê.

“Na metade da gestação (primeiras 20 semanas), o feto atinge 10% de seu peso final. Quando decorridos 2/3 do período gestacional, o feto atinge 1/3 do seu peso final. Portanto, é no final da gestação que o bebê ganha mais peso”, explica Clarisse Corbelini.

 

ganho de peso durante a gravidez. Gestante com balança

 

Veja como é a distribuição do ganho de peso materno durante a gestação:

 

PESO DO FETO 3Kg
MEMBRANAS FETAIS E LÍQUIDO AMNIÓTICO 2,5Kg
AUMENTO DAS MAMAS 1 a 1,5Kg
EDEMA E AUMENTO DO VOLUME PLASMÁTICO 2 a 3Kg
GORDURA DE DEPÓSITO MATERNO 1Kg
TORAL 11Kg

Fonte:  ABESO

 

A nutricionista explica que o cálculo do ganho de peso ideal durante a gestação leva em consideração o índice de massa corporal (IMC) da mulher antes de engravidar. “De acordo com a situação nutricional inicial da gestante (baixo peso, peso adequado, sobrepeso ou obesidade) há uma faixa de ganho de peso recomendada por trimestre”, diz a colaboradora do Alô Mamãe.

 

Tabela sobre o ganho de peso durante a gestação:

– Mulheres com baixo peso antes de engravidar, ou seja, que apresentavam IMC menor que 18,5 Kg/m², devem ganhar 2,3 kg no primeiro trimestre e 0,5 kg por semana no segundo e no terceiro trimestre, totalizando um ganho de peso entre 12,5kg e 18kg;

– Gestantes com IMC adequado antes de engravidar, ou seja, que apresentavam IMC entre 18,5 e 24,99 Kg/m², devem ganhar 1,6 kg no primeiro trimestre e 0,4 kg por semana durante o segundo e terceiro trimestre, totalizando um ganho de peso entre 11kg a 16kg;

– Gestantes com sobrepeso antes de engravidar, ou seja, que apresentavam IMC entre 25 e 29,99 Kg/m², devem ganhar até 0,9 kg no primeiro trimestre e 0,3 kg por semana no segundo e no terceiro trimestre, totalizando um ganho de peso máximo de 11,5kg

– Gestantes obesas antes de engravidar, ou seja, que apresentavam IMC maior que 30 Kg/m², não necessitam ganhar peso no primeiro trimestre. Já no segundo e terceiro trimestre, as obesas devem ganhar até 0,2 kg por semana, totalizando um ganho de peso máximo de 9kg na gestação toda.

Ganho de peso ideal na gestação

A nutricionista Clarisse Corbelini esclarece que mulheres que ganham peso dentro da faixa indicada têm menos chances de terem filhos pequenos ou grandes demais para a idade gestacional – isso acaba prevenindo intercorrências durante a gravidez ou no momento do parto. “O ganho de peso adequado durante a gestação também facilita a perda de peso após o parto, sendo que a mamãe deve voltar para casa somente com a gordura de depósito que fornecerá a energia necessária para a amamentação”, conclui Clarisse.

 

Leia também:

 

– Boa alimentação garante gestação saudável

– Alimentação durante a gravidez

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.