HomeGravidezAlimentaçãoGanho de peso na gravidez é tema de estudo pela USP
ganho-de-peso-na-gravidez

Ganho de peso na gravidez é tema de estudo pela USP

O ganho de peso na gravidez é uma consequência natural na mulher.

Depois que o resultado do positivo, além do turbilhão de sentimentos, o apetite extra chega para acompanhar esse momento tão único.

Em cada mulher, a fome se apresenta de diferentes formas e o mesmo ocorre com o ganho de peso na gravidez.

Algumas gestantes acumulam poucos quilos a mais e outras conseguem ganhar mais do que o dobro do que é recomendado pelos médicos, que é de 12,5 kg.

ganho-de-peso-na-gravidez

Mas esse aumento de apetite e a fome de ‘outro mundo’ pode não ser uma questão de gula ou algo psicológico, como dizem por aí.

Um estudo desenvolvido no Instituto de Ciências Biológicas, o ICB,  da Universidade de São Paulo, a USP, concluiu que da mesma forma que a prolactina, hormônio responsável para preparar a mulher para receber o bebê, induz a resistência à leptina (hormônio responsável pela saciedade), o contrário também ocorre.

Segundo o professor José Donato, coordenador da pesquisa, a presença da leptina é uma das maneiras mais eficazes do corpo dar sinais de saciedade ao cérebro e, assim, garantir um controle na ingestão de alimentos.

Em mulheres grávidas, quando há alta concentração de leptina, desenvolve-se uma resistência a esse hormônio.

Os estudos, uma tese de dourado, concluiu que o aumento da concentração de uma proteína no cérebro de ratas gestantes é o que causa a resistência à leptina, levando ao ganho de peso excessivo na gravidez.

Testes com ratas foram feitos e mostrou que, durante a gestação, a fêmea chega a ingerir 50% a mais de calorias do que uma rata não grávida.

A questão é que essa energia acumulada não é usada em sua totalidade para a sobrevivência do feto, fazendo com que a gestante apresente um ganho significativo no volume de gordura.

Ainda são necessários mais estudos para analisar prováveis riscos da manipulação dessa proteína durante a gravidez.

Mas, tudo leva a crer que a inibição dessa proteína produz mais benefícios do que riscos, não só para o tratamento de problemas metabólicos durante a gestação, como também para a obesidade e para a diabetes.

Por trás de excesso de ganho de peso na gravidez podem existir muitos outros fatores que contribuem para essa condição do que simplesmente a vontade acentuada de comer.

ganho-de-peso-na-gravidez

Informações muito importantes e que precisam ser propagadas para que as mulheres busquem e tenham uma gestação cada vez mais saudável e assim um pós-parto e puerpério mais ameno.

E você, sente muita foto durante a gravidez? Atentem-se para  a qualidade e quantidade de ingestão de alimentos.

O ganho de peso na gravidez pode não ser fácil de perder e trazer prejuízos a sua saúde.

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Alimentação na gravidez:  Frutas são as melhores aliadas da gestante

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.