HomeGravidezGestação mais longa?! Confira 9 fatores que podem indicar essa característica
Gestação mais longa

Gestação mais longa?! Confira 9 fatores que podem indicar essa característica

Gestação mais longa?! Sensação de que está grávida há muito mais tempo que as outras mamães?! Além da descoberta precoce, alguns fatores podem indicar que você terá de fato uma gestação prolongada.

Para te ajudar a entender um pouco melhor, selecionamos 9 das principais características que devemos levar em consideração na hora de falar afirmar sobre uma gestação mais longa.

Gestação mais longa

9 fatores que indicam uma gestação mais longa

O tempo considerado normal de uma gestação varia entre 37 a 41 semanas. Os bebês que nascem antes da 37ª semana são considerados prematuros e, se o parto ocorre após a 42ª semana, ele é chamado de pós-termo.  

Os períodos podem variar de acordo com cada mulher, mas, segundo pesquisadores, alguns fatores podem indicar quando uma gestação será mais longa que a média.

O fator considerado mais relevante em uma gestação mais longa que o normal é o histórico familiar, ou seja, uma predisposição genética.

Se você já teve uma gravidez longa e/ou se as mulheres de sua família, como mãe, irmãs e avós, apresentam a mesma característica, maiores as chances de um parto pós-termo, segundo estudos científicos.

Pesquisas mostram que metade da chance de uma mulher ter uma gestação longa vem da genética. Isso inclui a tendência genética do bebê de ficar na barriga por mais tempo (devido aos genes que herdou da mãe e do pai) e da tendência genética da mãe de levar uma gravidez por mais tempo.

Gestação mais longa

Além da questão hereditária, outros fatores também são considerados relevantes para uma gravidez mais longa, segundo estudos. São eles:

  • Maior índice de massa corporal da mulher antes de engravidar
  • Maior ganho de peso durante a gravidez
  • Maior tempo entre o início da ovulação e a fecundação
  • Idade materna mais avançada
  • Estar grávida pela primeira vez
  • Estar grávida de um bebê do sexo masculino
  • O bebê apresenta medidas pequenas entre 10 e 24 semanas
  • Experiência de estresse no final da gravidez

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Saiba mais sobre a Síndrome do Alcoolismo Fetal

Hemorroida na gravidez: como lidar com esse incômodo?!

Depilação na gravidez: como se preparar para a hora do parto?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário