HomeGravidezExamesGraus da placenta: O que significam?
graus da placenta

Graus da placenta: O que significam?

Já ouviu falar em graus da placenta? Essa informação pega muita gestante de surpresa, quando a futura mamãe se depara com essa classificação nos resultados do ultrassom.

graus da placenta

O que são os graus da placenta?

Os chamados “graus da placenta” são uma classificação para o amadurecimento ou calcificação da placenta. Conforme a gestação avança, a placenta vai ficando mais “dura” (calcificada), um processo perfeitamente normal e que não representa perigo para a gestante.

Mas esse envelhecimento da placenta pode ser acelerado por alguns fatores, como hipertensão arterial, tabaco ou infecções. Por isso, o médico precisa acompanhar os graus da placenta, para avaliar se o bebê está recebendo os nutrientes e oxigênio adequadamente.

O grau de calcificação vai de 0 a 3. A informação pode vir escrita em números romanos no ultrassom, com as inscrições placenta grau 0, I, II ou III. A grande parte das gestações não chega ao grau III.

Quando é importante?

O obstetra pode ficar alerta se a gestante alcançar o grau III com menos de 34 semanas de gravidez. Normalmente, as gestantes alcançam esse grau de amadurecimento somente no finalzinho da gravidez, sendo que a maioria não passa da II.

Se acontecer antes, o obstetra deve indicar repouso, além de orientações para a alimentação da gestante, especialmente se o ritmo de crescimento do bebê desacelerar. Nesse caso também serão solicitados exames mais frequentes de ultrassom.

graus da placenta

Curiosidade

Alguns especialistas afirmam que o pulmão do bebê secreta um hormônio quando está maduro e isso pode acelerar a maturação do grau placentário no final da gravidez. Ou seja, placentas com grau II e III podem indicar um bebê com pulmões já desenvolvidos. Mas, vale lembrar, que o grau 0 ou I não significam nenhum risco ou problema.

O ideal é que a gestante encare os graus da placenta como um detalhe técnico do ultrassom e tire suas duvidas com o médico.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Fator Rh: Como ele pode afetar a gravidez?

Você sabe o que é altura uterina?

Quarto de bebê amarelo: Dicas incríveis para decoração unissex

Jogo de berço: os 5 modelos favoritos das mamães

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário