HomeGravidezAlimentaçãoGrávida pode comer comida japonesa?
grávida pode comer comida japonesa

Grávida pode comer comida japonesa?

Um dos principais cuidados que toda gestante deve tomar é com a alimentação. Afinal, tudo o que é consumido passa para o bebê, tanto para o bem quanto para o mal. Por isso, para um desenvolvimento adequado, a futura mamãe deve tomar muito cuidado com o que come, especialmente com alimentos crus. Mas, será que a grávida pode comer comida japonesa?

Cardápio da gestante

A comida japonesa é uma das restrições famosas no cardápio da gestante. Mas ainda existem muitas dúvidas do que é possível comer ou não nesta fase e o porquê dessa restrição.

grávida pode comer comida japonesa

Sim ou não? Grávida pode comer comida japonesa?

A grávida pode comer comida japonesa desde que o peixe e outros frutos do mar estejam bem cozidos, um cuidado que a futura mamãe deve ter com qualquer outro tipo de carne.

Os especialistas fazem essa recomendação pelo alto risco de contaminação com o manuseio do alimento, que pode trazer problemas para o desenvolvimento do bebê e para a saúde da mãe. Isso pode acontecer independente do tipo de peixe.

Além disso, com o compartilhamento de itens no preparo e montagem dos pratos – mesmo que higienizados – a gestante fica sujeita a diversos tipos de infecção, inclusive com o perigoso mercúrio, que aparece em grande quantidade em algumas espécies.

grávida pode comer comida japonesa

Qual é o principal risco?

Uma bactéria conhecida como Listeria é a principal encontrada nos peixes. Ela aparece devido à problemas de má conservação e falta de refrigeração no armazenamento de peixes e frutos do mar.

A bactéria causa a listeriose, doença responsável por abortos, parto prematuro e danos no desenvolvimento do bebê. Além desta, o consumo de alimentos crus também pode causar toxoplasmose e salmonelose.

Experimente a versatilidade da comida japonesa

Mas isso não significa que você precisa esquecer aquele restaurante japonês que você adora! É só buscar alternativas ao peixe cru durante os poucos meses de gravidez. Para desfrutar da refeição com segurança, a gestante deve evitar locais novos e comer somente nos restaurantes que conheça bem, tanto a higiene quanto a procedência dos alimentos.

Também é necessário optar pelos pratos feitos com outros alimentos e evitar o peixe cru. Aproveite para experimentar novas refeições com arroz, legumes e frutas. Também há cada vez mais opções grelhadas e cozidas.

grávida pode comer comida japonesa

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Dieta na gravidez pode prejudicar desenvolvimento do bebê

Vitaminas na gravidez: saiba quais são as essenciais

Desejos na gravidez: mito ou verdade?

Frutas na gravidez: 5 que toda grávida deveria comer

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.