Grávida pode fazer faxina? Veja atividades que são perigosas
A gravidez é uma fase de alegria e descobertas para toda a família, especialmente para a gestante que tem que lidar com as mudanças físicas e psicológicas. Além de não caber mais em suas roupas habituais e enfrentar uma nova rotina, cheia de consultas médicas, exames e em meio aos preparativos para a chegada do bebê, a mulher também pode ter que fazer adaptações em atividades corriqueiras, como a organização e limpeza da casa. Afinal, grávida pode fazer faxina?
▷ Kit Higiene do bebê: tudo o que você precisa saber!
Essa é uma pergunta que pode ter várias respostas, principalmente porque vai depender do que a gestante fazia antes (e como fazia) e se a gestação é saudável. Primeiramente, o médico deve ser consultado sempre. Em geral, grávidas que precisam de repouso não devem fazer nenhum tipo de atividade doméstica.
Também é preciso ter atenção especial à fase da gravidez. Na reta final, o peso da barriga já impossibilita boa parte das atividades. Se a família tem gatos de estimação, o cuidado é com a limpeza das caixinhas de areia. Para evitar o risco de contaminação de toxoplasmose, a gestante não deve ter contato com as fezes e urina do animal, por isso a tarefa deve ficar com outra pessoa.
▷ Grávidas, bebês e gatos: as dúvidas mais frequentes
E o resto da casa? Grávida pode fazer faxina?
A grávida pode fazer faxina desde que tome alguns cuidados. Confira:
- Atenção ao lavar locais como quintal e banheiros. O piso escorregadio pode favorecer tombos que podem colocar em risco a gestação.
- Muito cuidado com movimentos ao agachar ou usar braços. Atividades simples, como varrer a casa e lavar uma peça de roupa, pode comprometer o nervo ciático e articulações, trazendo dores fortes na lombar.
- Evite usar produtos químicos que tenham cheiro forte, como limpadores de banheiro e água sanitária. Use com moderação e deixe o ambiente muito bem ventilado durante a limpeza.
- Nunca arraste ou levante móveis. Deixe a tarefa para o papai ou outra pessoa que esteja ajudando na faxina.
- Não suba em escadas, cadeiras ou banquinhos. Com o equilíbrio comprometido na gravidez, todo cuidado é pouco para evitar tombos.
- Use luvas específicas para atividades domésticas para limitar a absorção dos produtos químicos, que também podem causar alergias.
- Nesta fase, pesquise opções mais naturais de produtos de limpeza. A medida também será especialmente agradável após o bebê nascer.
- Muita atenção com a compra de produtos de limpeza que não sejam industrializados. Sabe aquelas garrafas vendidas de porta em porta? Não são regulamentados pelos órgãos públicos, por isso podem ser mais fortes e conter substâncias perigosas para a saúde de toda a família.
- Outra recomendação é evitar limpar a casa em dias muito quentes, para evitar queda de pressão e desidratação.
▷ Inchaço na gravidez: 12 dicas para prevenir
E, lembre-se: se sentir mal estar – isso vale para a realização de qualquer atividade durante a gravidez – pare imediatamente, se hidrate e descanse!
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
10 coisas que você não deve dizer para uma grávida
10 motivos para amar estar grávida
Gel
/
Na matéria, parece que essa doença é só transmitida pelos gatos, o que é uma grande mentira, na maioria dos casos é pela carne crua, ou a famosa, mal passada.
Toxoplasmose é causada por um cisto do tipo Toxoplasma gondii, um dos parasitas mais comuns do mundo. Ela pode ser adquirida por meio da ingestão de alimentos contaminados – em especial carne crua ou mal passada, principalmente de porco e de carneiro – e vegetais que abriguem os cistos do Toxoplasma após terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros (…) A toxoplasmose não é contagiosa entre humanos – ou seja, ela não pode ser transmitida de pessoa para pessoa. No entanto, as fezes de gatos e outros felinos e a ingestão de alimentos contaminados não são a única porta de entrada para o parasita. Humanos também podem adquirir a doença em outras situações, como:
Usando facas e outros utensílios de cozinha contaminados
Comer frutas e vegetais mal lavados
Transfusões de sangue ou transplantes de órgãos
Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/toxoplasmose
18 de janeiro de 2018Redação
/
Olá Gel, tudo bem? A informação que você compartilhou está corretíssima. Citamos a doença relacionada a gatos na matéria pois o assunto em destaque são os cuidados que as gestantes devem tomar com limpeza e organização da casa. Limpar a caixa de areia dos bichinhos é uma dessas atividades, para quem tem gatos de estimação. Já falamos em outras matérias sobre os cuidados na ingestão de alimentos mal cozidos. Obrigada! 🙂
19 de janeiro de 2018Miriam Evangelista
/
Interessante!
19 de janeiro de 2018Redação
/
Que bom que curtiu Miriam! Se tiver sugestões de pauta, pode enviar pra gente! Um beijo e uma ótima semana 🙂
22 de janeiro de 2018Barbara
/
Parei de ler na parte da toxoplasmose.
quantas vezes ainda vamos ter que explicar que a unica forma de contrair toxoplasmose dos gatos é apenas se a gravida no caso comer as fezes do animal?
é muito mais fácil contrair de alimentos mal lavados e crus.
vamos nos informar primeiro.
22 de janeiro de 2018Redação
/
Olá Barbara, tudo bem? Nós nos baseamos nas recomendações médicas e de entidades de saúde, que não indicam que grávidas tenham qualquer tipo de contato com as fezes de gatos. Já falamos sobre o perigo de alimentos mal lavados e crus aqui em outras matérias. O foco desta é com a organização e limpeza da casa. Em um mundo ideal, não precisaríamos dar esse tipo de orientação, pois contamos que todos sabem da importância de lavar bem as mãos, por exemplo. Mas uma partícula contaminada sobre a unha da gestante, por exemplo, já pode colocar sua saúde em risco. Por isso, os especialistas são tão cautelosos. Obrigada por compartilhar seu comentário. Um abraço! 🙂
23 de janeiro de 2018