HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarGrávida pode fazer faxina? Veja atividades que são perigosas
grávida pode fazer faxina

Grávida pode fazer faxina? Veja atividades que são perigosas

A gravidez é uma fase de alegria e descobertas para toda a família, especialmente para a gestante que tem que lidar com as mudanças físicas e psicológicas. Além de não caber mais em suas roupas habituais e enfrentar uma nova rotina, cheia de consultas médicas, exames e em meio aos preparativos para a chegada do bebê, a mulher também pode ter que fazer adaptações em atividades corriqueiras, como a organização e limpeza da casa. Afinal, grávida pode fazer faxina?

Kit Higiene do bebê: tudo o que você precisa saber!

grávida pode fazer faxina

Essa é uma pergunta que pode ter várias respostas, principalmente porque vai depender do que a gestante fazia antes (e como fazia) e se a gestação é saudável. Primeiramente, o médico deve ser consultado sempre. Em geral, grávidas que precisam de repouso não devem fazer nenhum tipo de atividade doméstica.

Também é preciso ter atenção especial à fase da gravidez. Na reta final, o peso da barriga já impossibilita boa parte das atividades. Se a família tem gatos de estimação, o cuidado é com a limpeza das caixinhas de areia. Para evitar o risco de contaminação de toxoplasmose, a gestante não deve ter contato com as fezes e urina do animal, por isso a tarefa deve ficar com outra pessoa.

▷ Grávidas, bebês e gatos: as dúvidas mais frequentes

 

grávida pode fazer faxina

 

E o resto da casa? Grávida pode fazer faxina?

A grávida pode fazer faxina desde que tome alguns cuidados. Confira:

  • Atenção ao lavar locais como quintal e banheiros. O piso escorregadio pode favorecer tombos que podem colocar em risco a gestação.
  • Muito cuidado com movimentos ao agachar ou usar braços. Atividades simples, como varrer a casa e lavar uma peça de roupa, pode comprometer o nervo ciático e articulações, trazendo dores fortes na lombar.
  • Evite usar produtos químicos que tenham cheiro forte, como limpadores de banheiro e água sanitária. Use com moderação e deixe o ambiente muito bem ventilado durante a limpeza.
  • Nunca arraste ou levante móveis. Deixe a tarefa para o papai ou outra pessoa que esteja ajudando na faxina.
  • Não suba em escadas, cadeiras ou banquinhos. Com o equilíbrio comprometido na gravidez, todo cuidado é pouco para evitar tombos.
  • Use luvas específicas para atividades domésticas para limitar a absorção dos produtos químicos, que também podem causar alergias.
  • Nesta fase, pesquise opções mais naturais de produtos de limpeza. A medida também será especialmente agradável após o bebê nascer.
  • Muita atenção com a compra de produtos de limpeza que não sejam industrializados. Sabe aquelas garrafas vendidas de porta em porta? Não são regulamentados pelos órgãos públicos, por isso podem ser mais fortes e conter substâncias perigosas para a saúde de toda a família.
  • Outra recomendação é evitar limpar a casa em dias muito quentes, para evitar queda de pressão e desidratação. 

Inchaço na gravidez: 12 dicas para prevenir

E, lembre-se: se sentir mal estar – isso vale para a realização de qualquer atividade durante a gravidez – pare imediatamente, se hidrate e descanse!

grávida pode fazer faxina

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

10 coisas que você não deve dizer para uma grávida

10 motivos para amar estar grávida

Gravidez no verão: veja dicas para amenizar o calor

Benefícios do sexo na gravidez

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Comentário
  • Na matéria, parece que essa doença é só transmitida pelos gatos, o que é uma grande mentira, na maioria dos casos é pela carne crua, ou a famosa, mal passada.

    Toxoplasmose é causada por um cisto do tipo Toxoplasma gondii, um dos parasitas mais comuns do mundo. Ela pode ser adquirida por meio da ingestão de alimentos contaminados – em especial carne crua ou mal passada, principalmente de porco e de carneiro – e vegetais que abriguem os cistos do Toxoplasma após terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros (…) A toxoplasmose não é contagiosa entre humanos – ou seja, ela não pode ser transmitida de pessoa para pessoa. No entanto, as fezes de gatos e outros felinos e a ingestão de alimentos contaminados não são a única porta de entrada para o parasita. Humanos também podem adquirir a doença em outras situações, como:

    Usando facas e outros utensílios de cozinha contaminados
    Comer frutas e vegetais mal lavados
    Transfusões de sangue ou transplantes de órgãos

    Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/toxoplasmose

    18 de janeiro de 2018
  • Interessante!

    19 de janeiro de 2018
  • Parei de ler na parte da toxoplasmose.
    quantas vezes ainda vamos ter que explicar que a unica forma de contrair toxoplasmose dos gatos é apenas se a gravida no caso comer as fezes do animal?
    é muito mais fácil contrair de alimentos mal lavados e crus.

    vamos nos informar primeiro.

    22 de janeiro de 2018