Grávida pode fazer progressiva?
Alisar os cabelos é um dos hábitos mais comuns entre as mulheres brasileiras que frequentam salões de beleza com frequência. Por isso, quando engravidam, essa rotina levanta uma grande questão: será que grávida pode fazer progressiva?
Grávida pode fazer progressiva?
Não! A composição da escova progressiva inclui formol, substância perigosa para o desenvolvimento do bebê. O feto pode ter contato com o produto através da corrente sanguínea da mãe, após a aplicação no couro cabeludo para alisar a raiz do cabelo. Por isso, a escova progressiva não é recomendada para gestantes!
O produto também é considerado cancerígeno pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para coibir o exagerado no uso do formol, os órgãos responsáveis estipularem a quantidade máxima de 0,2% de concentração na escova progressiva, mas não é possível que a mulher consiga controlar isso.
Alternativas à escova progressiva
Muitas grávidas acabam então recorrendo a outras opções de escova, que têm propaganda voltada para gestantes e mulheres que estão amamentando. Mas antes de acreditar que o produto não tem formol, a mulher deve analisar o rótulo e mostrar a composição para o obstetra.
Além disso, a gestante deve se certificar que o cabeleireiro não irá incluir formol ou outras substâncias ao produto que o médico liberou. Para isso, escolha um salão de confiança, explique a situação, sabendo que talvez o resultado do tratamento não seja um cabelo tão liso. A franqueza é o melhor caminho neste momento!
Quem deseja manter o cabelo liso durante a gravidez deve optar por hidratações constantes, escova e chapinha. Mas não tenha medo de assumir os fios naturais e aproveitar os benefícios dos hormônios, que garantem mais corpo e brilho.
Fiz a progressiva e não sabia que estava grávida
Não se desespere! Inicie o pré-natal e faça todos os exames recomendados pelo médico. E não utilize mais nenhum produto estético sem o conhecimento do obstetra.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
Baby Brain: estudo comprova que gravidez afeta cérebro da mulher
10 motivos para amar estar grávida