HomeGravidezExamesGrávida pode fazer tatuagem?
gravida pode fazer tatuagem

Grávida pode fazer tatuagem?

Se você é uma mamãe que adora tatuagens, imaginamos que não vê a hora de homenagear o pequeno com um lindo desenho ou até gravar o seu nome não é mesmo? Mas é preciso cautela! Será que grávida pode fazer tatuagem?

Se você quer mesmo fazer uma tatuagem em homenagem ao filhote, é melhor esperar o pequeno nascer. Mas se você amamentá-lo, – o que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde até os 2 anos de idade ou mais – terá que ter um pouquinho mais de paciência e aguardar o desmame para fazer a tatuagem.

O lado positivo é que você terá tempo de sobra para escolher o desenho e até planejar uma forma de combiná-lo com outras tatuagens, caso você venha a ter mais filhos no futuro.

gravida pode fazer tatuagem

Será que gravida pode fazer tatuagem? Conheça os riscos de fazer os desenhos durante a gestação

 

Mas por que os médicos não recomendam que grávidas façam tatuagens?

Os especialistas apontam diversos motivos para que as grávidas evitem fazer tatuagens:

  • Risco de contrair doenças se o material não for esterilizado ou descartável, principalmente os vírus que causam as hepatites B e C, além do HIV.
  • Não se sabe se as tintas usadas na tatuagem podem afetar o bebê de alguma forma.
  • O sistema imunológico da gestante fica mais sensível a infecções, que podem acontecer durante a cicatrização da tatuagem.
  • A ação dos hormônios muda o aspecto da pele da gestante. A pele pode esticar, além de apresentar estrias, varizes e manchas. Fazer uma tatuagem nesta fase pode exigir retoques, já que é difícil garantir que o desenho permanecerá da mesma forma após a gravidez.
  • Caso a tatuagem seja feita nas costas, ela pode atrapalhar o anestesista na hora do parto.

Exames de sangue na gravidez

gravida pode fazer tatuagem

Gravida pode fazer tatuagem? Os especialistas não recomendam. Há riscos de contrair doenças como hepatites e HIV

 

E as alternativas naturais? Grávida pode fazer tatuagem de henna?

As tatuagens de henna podem parecer inofensivas, mas também não recomendadas para grávidas. Isso porque é difícil encontrar quem use henna pura para fazer esse tipo de tatuagem. A maioria dos artistas utiliza outros preparados químicos junto com a henna, que podem causar alergias na gestante e prejudicar o desenvolvimento do bebê.

gravida pode fazer tatuagem

Gravida pode fazer tatuagem de henna? A henna só é segura se for totalmente pura, o que é difícil de encontrar em locais que fazem

 

Fiz uma tatuagem no início da gravidez e não sabia que estava grávida!

Não há motivo para pânico. No início do pré-natal, a gestante passa por uma bateria de exames para identificar possíveis contaminações que possam prejudicar o bebê.

Comunique seu médico que fez a tatuagem. Se ele achar necessário, repetirá os exames no segundo ou terceiro trimestre da gestação, para ter certeza que está tudo bem (algumas doenças podem demorar para aparecer nas testagens).

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Pilates na gravidez: conheça os benefícios

Conheça os exames de pré-natal

Ensaio gestante na praia: ideias para te inspirar

Descolamento de placenta: entenda o problema

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário