HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarGrávida pode viajar de avião? Veja dicas!
grávida pode viajar de avião

Grávida pode viajar de avião? Veja dicas!

A gestação é uma fase com algumas restrições, mas viagens são permitidas sim. A grávida pode viajar de avião no primeiro e segundo trimestre (até a 27ª semana), desde que não apresenta complicações e que a gravidez não seja considerada de risco.

É importante consultar o obstetra, para que ele dê o sinal verde para o embarque, especialmente gestantes que já apresentaram sangramentos na gravidez, histórico de parto prematuro e aborto. Quem sofre de diabetes gestacional e pressão alta também deve ser liberada pelo médico.

grávida pode viajar de avião

Grávida pode viajar de avião no final da gravidez?

Será que a grávida pode viajar de avião em um período próximo ao parto? O terceiro trimestre é o período mais delicado para grávida que deseja fazer uma viagem de avião. É comum encontrar gestantes que viajam normalmente até a 36ª semana, mas algumas companhias aéreas têm restrições, devido ao risco de parto prematuro.

Para evitar contratempos e ser impedida de embarcar, a mulher deve consultar a política da empresa antes de comprar a passagem. Na maioria das vezes é necessário apresentar um atestado médico com a autorização do médico para a viagem.

Outra questão importante é levar em conta o tempo de gestação na volta da viagem. Muitas vezes, o atestado não é exigido na ida mas necessário na volta.

Importante: Grávidas de gêmeos ou mais bebês têm restrições diferentes. Consulte seu médico!

Segundo trimestre é a melhor fase para viajar

O segundo trimestre de gestação é considerado o melhor para viajar, especialmente de avião. A gestante se sente mais disposta, a fase de náuseas e enjoos já passaram e a barriga ainda não está tão grande. É uma ótima fase para a Baby Moon!

grávida pode viajar de avião

Dicas para uma viagem mais confortável

– Reserve um assento no meio do avião e perto da asa — esse é o local onde há maior estabilidade durante o voo!

– Poltronas no corredor também são ótimas escolhas, já que a localização facilita as idas e vindas ao banheiro.

– Dependendo do estágio da gravidez e do peso ganho durante a gravidez, uma boa ideia é reservar um assento especial, com mais espaço;

– Faça pequenas caminhadas dentro do avião, de hora em hora. Isso vai evitar o incômodo inchaço nos pés e pernas, bem como as cãibras.

– Converse com o médico sobre a possibilidade de usar meias elásticas, para ajudar na circulação e prevenir o risco de trombose;

– Antes do embarque, evite bebidas com ação diurética, como café, chá e refrigerantes.

– O mesmo serve para alimentos que causam gases porque em altitudes elevadas os incômodos tendem a ser maior do que o normal.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais:

10 motivos para amar estar grávida

Gravidez no verão: veja dicas para amenizar o calor

Quando a barriga vai começar a aparecer?

Gases na gravidez: Quais são as causas? Como amenizar?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário