HomeGravidezAlimentaçãoGrávida vegetariana pode (sim) ter uma gestação saudável
grávida vegetariana

Grávida vegetariana pode (sim) ter uma gestação saudável

Se já é difícil controlar os palpites de amigos e familiares sobre o que comemos na gravidez, imagine a pressão que a grávida vegetariana sofre? Por motivos ecológicos, proteção aos animais ou até saúde, a dieta vegetariana atrai cada vez mais pessoas atualmente. Mas, mesmo sendo tão comum e indiscutivelmente mais saudável, a escolha ainda desperta muitas dúvidas, até mesmo em obstetras que podem não saber orientar a gestante.

Então, se você é vegetariana e está grávida, nossa primeira dica é que você busque orientação especializada com um nutricionista. As gestantes apresentam necessidades adicionais e, por mais que você seja saudável, será necessário fazer adaptações no cardápio e uma suplementação de nutrientes para garantir o desenvolvimento do bebê.

Importante: Não faça adaptações por conta própria! Mesmo que você se alimente bem, podem surgir carências nutricionais ou problemas de absorção.

grávida vegetariana

 

Grávida vegetariana: Confira os benefícios da dieta!

A dieta vegetariana é pobre em colesterol, por isso está associada a um menor risco de doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão. Bem legal, não é? Essas são questões importantes para as gestantes, que tem risco de desenvolver pré-eclâmpsia e diabetes gestacional.

A grávida vegetariana também é beneficiada no consumo do ácido fólico (vitamina B9), que é encontrado em níveis altos nas folhas verdes – que estão presentes diariamente no prato dos vegetarianos. Mas atenção: mesmo assim, a suplementação é recomendada para todas as gestantes.

 

Suplementação de vitaminas

Falando em suplementação, a grávida vegetariana deve seguir à risca as recomendações do nutricionista e obstetra. Um nutriente muito importante na gestação é a vitamina B12, que tem a carne como fonte principal e não é encontrada nos vegetais. Ela é essencial para a formação dos glóbulos vermelhos e atua na formação do sistema neurológico do bebê. Por isso, o suplemento é ainda mais importante para as grávidas vegetarianas.

▷ Veja aqui outras vitaminas essenciais na gravidez!

 

Cuidado com o excesso de carboidratos

A dieta vegetariana é baseada em hortaliças, cereais, grãos e sementes, mas a gestante deve ter atenção ao excesso de carboidratos. Substitua a farinha refinada pela versão integral, que trazem mais saciedade e auxiliam o sistema digestivo.

grávida vegetariana

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– Conheça os chás proibidos para gestantes

– Confira 5 alimentos proibidos para gestantes!

– Ganho de peso ideal na gestação

– Tomar cerveja NÃO aumenta a produção de leite e FAZ MAL para o bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário