HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarPor que as grávidas devem dormir viradas para o lado esquerdo?
grávidas devem dormir viradas para o lado esquerdo

Por que as grávidas devem dormir viradas para o lado esquerdo?

Você já deve ter ouvido falar que as grávidas devem dormir viradas para o lado esquerdo. Mas você sabe o porquê disso?

grávidas devem dormir viradas para o lado esquerdo

Grávidas devem dormir viradas para o lado esquerdo?

Sim! Essa é a melhor posição para a gestante repousar após o 4º mês de gravidez, quando a barriga começa a crescer.

Virada para o lado esquerdo, a grávida libera toda a pressão sobre a veia cava inferior, que leva o sangue ao coração e que está localizada em nosso lado direito. Com isso, a oxigenação do feto é beneficiada e traz relaxamento para a mãe, atuando também na prevenção de edemas e varizes.

A posição é especialmente recomendada para as gestantes que estão com a pressão arterial elevada ou que sofrem de outros problemas na gravidez.

Mas faz mal deitar do lado direito?

Não, necessariamente! Apesar de ser uma posição que pode trazer um mal estar (falta de ar, sudorese fria e enjoo), por causa da pressão sobre a veia cava, se a gestante se sentir confortável ela pode descansar virada para esse lado.

Mas é importante que seja por períodos curtos, priorizando sempre o lado esquerdo para dormir durante a noite toda, por exemplo.

grávidas devem dormir viradas para o lado esquerdo

Estudo fala dos riscos de dormir do lado direito no final da gravidez

Esse assunto foi alvo de estudo da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, que apontou que dormir do lado esquerdo é mais seguro para a saúde do bebê.

Segundo os cientistas, há um risco duas vezes maior de morte prematura do bebê nos casos em que a gestante dorme sobre o lado direito ou com a barriga para cima nas últimas semanas de gravidez.

Dica para melhorar a qualidade do sono na gravidez

Se você está com dificuldades de encontrar uma posição confortável para dormir durante a gravidez, experimente utilizar travesseiros altos na cabeça e também entre as pernas.

Manter a cabeça elevada durante à noite pode ajudar a prevenir a falta de ar e o refluxo, sintomas que podem aparecer no final da gestação.

Já o travesseiro entre os joelhos equilibram a coluna, reduzindo a pressão no nervo ciático e aliviando as incômodas dores na coluna e nas pernas.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais:

Depilação na gravidez: tire as principais dúvidas

Fisioterapia pélvica traz benefícios na gravidez e pós-parto

Tingir cabelo na gravidez exige cautela

Acupuntura na gravidez traz diversos benefícios

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Comentário
  • Perguntei isso ao meu ginecologista, pq estava difícil ficar a noite toda do lado esquerdo, ele me disse que posso dormir do lado que eu quiser, até de barriga para cima se eu aguentar, então tirei a preocupação da minha cabeça e melhorei a qualidade do meu sono.

    19 de outubro de 2018