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gravidez afeta memória

Gravidez afeta memória e concentração?

A gravidez é uma das melhores fases da mulher, mas também pode vir acompanhada de alguns incômodos que mudam a rotina da futura mamãe. Além das mudanças físicas, com o crescimento da barriga e as emoções à flor da pele, as gestantes também podem se sentir meio desatentas e “fora do ar”. Será que a gravidez afeta memória e concentração?

Sim, não é apenas uma impressão. Durante a gravidez, você vai constatar que vai esquecer coisas corriqueiras, como as chaves do carro, compromissos e até sair de casa sem a bolsa. As alterações hormonais são as grandes responsáveis por essa verdadeira confusão.

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Progesterona causa alterações cerebrais

A gravidez afeta a memória e concentração da gestante por causa da ação da progesterona, que aumenta bastante durante a gestação. O hormônio influencia algumas funções do cérebro, principalmente na área responsável pela atenção.

A progesterona pode causar um edema cerebral que afeta a parte cognitiva. Essas alterações cerebrais ficam ainda mais afloradas conforme os meses passam e o emocional também fica abalado, já que é natural que as gestantes fiquem mais ansiosas que o normal. A privação do sono e a preocupação com questões práticas, como o parto, também contribuem para o aumento do cansaço e, consequentemente, da desatenção.

Mas não se preocupe: o cérebro volta ao normal depois do nascimento do bebê.

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Gravidez afeta memória e concentração: como lidar com esses efeitos?

Já sabemos que a gravidez afeta memória, mas não dá para contar sempre com a compreensão de todos, principalmente no trabalho. Confira algumas estratégias para minimizar os impactos da ação da progesterona:

  • Use os lembretes a seu favor. Podem ser aqueles post-its em papel ou a sua agenda no celular. Agende tudo (TUDO mesmo) e crie alertas para ser notificada.
  • Deixe um calendário de atividades em seu local de trabalho ou em casa, em um cômodo que você passe a maior parte do dia.
  • Deixe os itens que usa com frequência, como chaves e óculos, no mesmo local. Pode ser um apoio em cima da mesa da sala ou perto da sua bolsa.
  • No trabalho, tenha uma agenda detalhada e cheque-a diariamente, várias vezes.
  • Peça ajuda para o seu marido ou outra pessoa próxima, como uma mãe ou irmã, para te ajudar a lembrar de compromissos pessoais.
  • Aproveite a gravidez e deixe sua vida mais simples. Aprenda a delegar tarefas (é uma ótima hora para contratar uma faxineira e tirar da lista tarefas como lavar o banheiro) e verifique o que realmente é prioritário.
  • Tente relaxar o máximo que conseguir! Ler um bom livro, tomar um banho de banheira mais longo, tirar uma soneca à tarde e fazer aulas de meditação, alongamento e yoga são ótimas alternativas para tranquilizar a gestante e desestressar o cérebro.

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