HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarGravidez de meninos tem mais chances de complicações
menino recém-nascido

Gravidez de meninos tem mais chances de complicações

Você sabia que nascimentos prematuros, diabetes, pré-eclâmpsia estão mais relacionados a gestações de meninos? Isso é o que revela um estudo desenvolvido na Austrália. O estudo avaliou quase 600 mil nascimentos entre 1981 e 2011 e detectou que a maior parte das complicações consideradas sérias durante a gestação estavam relacionadas a mulheres grávidas de meninos.

O estudo revelou que há mais incidência de nascimentos prematuros de meninos. Eles têm 27% de chances a mais de nascerem antes da hora entre a 20ª e a 24ª semana de gestação. Além disso, os riscos de diabetes gestacional e de pré-eclâmpsia também estão mais relacionados a gestações de meninos.

menino recém-nascido

 

A autora do estudo, Petra Verburg – do Instituto de Pesquisa Robinson da Universidade de Adelaide, afirma que o sexo do bebê pode estar associado a essas complicações. As causas disso ainda não foram descobertas, mas a autora acredita que estejam ligadas a genética.

A coautora do estudo, Claire Roberts, acredita que uma possível explicação para isso é que a placenta de menino e menina são diferentes. Claire diz que os resultados indicam que podem existir intervenções específicas quando se espera um menino ou uma menina. Ela complementou que ela e Petra ainda estão investigando outros fatores que podem gerar complicações na gravidez.

As causas ainda não foram descobertas, mas as pesquisadoras aconselham as gestantes de meninos e meninas terem cuidados básicos durante a gestação. Ter uma alimentação saudável, não fumar e fazer exercícios moderadamente são essências para ter uma gravidez controlada. E, claro, fazer todas as consultas do pré-natal, acompanhar o desenvolvimento do bebê de perto e todas as alterações gestacionais.

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.